Artigo confiabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONFIABILIDADE DAS DEMONSRAÇÕES CONTÁBEIS APÓS O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS















RESUMO





As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamentedeterminar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual.


Demonstrações contábeis preparadas sob a da Estrutura Comercial objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidadeou necessidade especifica de determinados grupos de usuário. Retira e coloque dentro da introdução


O presente trabalho busca demonstrar a confiabilidade das informações contábeis que hoje em dia é uma característica que se torna cada vez mais em voga. O papel da contabilidade como fornecedora de informações para tomada de decisão e promotora da eficácia em finanças está em discussão devido àsimplicações junto ao mercado de capitais. As demonstrações contábeis são fundamentais para análise da situação econômico-financeira por seus usuários. A problemática analisada pode ser resumida na seguinte questão: Quais são os principais impactos no Balanço Patrimonial a partir da Lei 11.638/07? O presente trabalho tem como objetivo apresentar as mudanças ocorridas na demonstração contábildenominada Balanço Patrimonial, com o advento da nova Legislação Societária e o Ambiente Internacional de Negócios.


Palavras-Chave: informações contábeis, informações internacionais.










1. INTRODUÇÃO





A confiabilidade das informações contábeis é uma característica que se torna cada vez mais em voga nos dias atuais. A recente crise financeira e também, não tãodistante quebras de empresas em 2002, como a ENRON, etc. Deixa em cheque as informações que são levadas aos diversos stakeholders através das demonstrações contábeis.


Um caminho está se consolidando que é a padronização das demonstrações contábeis em todo o mundo e no Brasil. Estão ocorrendo grandes mudanças para que a linguagem contábil utilizada no país seja a mesma que o padrãointernacional.


Conforme art. 53 CF/88, é função do Estado proporcionar a todos os cidadãos brasileiros acesso à educação, cultura, lazer, saúde, segurança, emprego, entre outros. No entanto, é notória a ineficiência do governo no cumprimento dessas atribuições. Com base nessa afirmativa foram criadas as instituições de terceiro setor para suprir esta ineficiência.


No Brasil, asDemonstrações Financeiras apresentavam certa dificuldade na leitura e com isto o trabalho a ser exposto tem por objetivo apresentar a influência das mudanças introduzidas pela Lei. 11.638/2007 no processo da gestão e orçamentação das entidades do terceiro setor.


Para a elaboração do projeto foi necessário pesquisar o terceiro setor e informações sobre a Lei 11.638/2007. Para isso, foramutilizadas várias fontes de pesquisa, com destaque para a utilização de sites específicos e pesquisas em livros, o que propiciou o encontro de dados secundários e informações relevantes sobre o assunto, e conseqüentemente a elaboração e desenvolvimento do artigo.










2. METODOLOGIA E OBJETIVOS





Este artigo advém de uma pesquisa bibliográfica, com aproximações teóricas, vindasdo entendimento da disciplina de estágio supervisionado. Procura abordar esse conhecimento (estágio supervisionado na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar), indo além de uma ideia reducionista, parte do entendimento de uma visão complexa da função desses profissionais dentro do ambiente escolar.


Defendemos que ignorar a relação ente os profissionais da educação básica pode...
tracking img