Centauromaquia tessaliana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centauromaquia Tessaliana

É um tema interessante, que me chamou a atenção de imediato.
Mas, como acontece com vários mitos, um site diz uma coisa, enquanto no outro diz outra coisa.
Aorigem dos centauros é relacionada a uma contenda ocorrida entre os deuses Íxion, Hera e Zeus.
O site Fantastipédia diz que os centauros nasceram do estupro da ninfa Néfele por Ixíon (rei dosLápitas).
Já o site Superinteressante diz que os centauros teriam nascido de “uma união proibida”, Ixíon amava Hera (esposa de Zeus), Zeus com ciúmes preparou uma armadilha, fazendo uma nuvem ter aaparência de Hera, assim os centauros teriam nascido da união de Ixíon e a nuvem. Ixion teria sido preso numa roda de fogo e foi “lançado ao ar”.
O site Brasil Escola diz quase o mesmo que o siteSuperinteressante com algumas diferenças, Ixíon tinha tentado estuprar Hera, ela contou a Zeus sobre o ocorrido, para se certificar do relato da esposa Zeus esculpiu uma estátua de Hera com as nuvens,colocando perto de Ixíon, para ver qual seria a sua reação. Ixíon realmente pensou que a estátua fosse Hera, se encheu de glória por ter ultrajado Hera. Zeus então prendeu Ixíon numa roda de fogo, lançando-ono inferno. O resultado disso foi Kentauros, que deu origem aos centauros.
Mas o que acontece depois é o mesmo nos três sites, durante o casamento de Hipodâmia com Pirítoo, os centaurosdesacostumados a beber vinho embriagaram-se e um deles tentou violentar a noiva, assim os outros centauros tentaram fazer o mesmo. No final os centauros foram expulsos com ajuda de Teseu.
Pessoalmente,prefiro a versão do Brasil Escola, pois parece mais real, com mais detalhes, mas há várias versões dos mitos e cada um tem a sua beleza e arte, a parte que mais gostei deste site foi a seguinteexplicação do centauro (uma informação extra que só tinha no Brasil Escola):

O centauro tem a importante capacidade de salientar o conflito entre a razão e a emoção. Sendo a parte superior de seu...
tracking img