Artigo cientifico- tcc ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NTIANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ COMO FERRAMENTA PARA RENTABILIDADE. Jamile S. Andrade de Oliveira 1 . Juniéle Maria Ferreira 2 . Marcelo Roque de Oliveira 3 .

Resumo

O presente estudo analisará a implantação e os resultados obtidos após implantação do Sistema de Gestão Ambiental, verificando se a rentabilidade e redução de custosproporcionados pela gestão ambiental no processo produtivo de uma indústria de beneficiamento de arroz, realizado na empresa Rical Rack Indústria e Comércio de Arroz Ltda, localizada no Município de Ji-Paraná. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, onde pode-se verificar o sistema utilizado na empresa, e detectar as causas que levaram a implantar o Sistema de Gestão Ambiental. Como auxilioutilizou-se técnicas e procedimentos de estudos que avaliaram os resultados colocando-os defronte as pesquisas realizadas em livros, revistas e artigos científicos. Com capacidade para produzir 3000 toneladas de arroz ao trimestre e consequentemente 25% desta matéria-prima representa a palha do arroz, a mesma já não sabia mais que fim dar em todo este resíduo. Devido a isto tomou-se a decisão deimplantar um programa de gestão ambiental através da aquisição de uma máquina briquetadeira, tal qual condensa a palha de arroz transformando-a em briquete (lenha ecológica). Esta aquisição ocasionou à empresa além do cumprimento da sua intenção inicial a solução para o fim dos resíduos, teve como conseqüência uma ferramenta de estratégia importante para reduzir o impacto ao meio ambiente. Nopresente estudo pode-se observar um aumento significativo na rentabilidade entre o 1º trimestre e 2º trimestre de 2007 na resolução de um problema, mediante receitas com vendas da lenha ecológica, obtidas pelo equipamento. Palavras-chave: Gestão Ambiental. Ferramenta para Estratégias. Rentabilidade.

Introdução

Objetiva-se com esse estudo analisar a rentabilidade proporcionada pela implantação dagestão ambiental no processo produtivo da entidade pesquisada. Tendo como apoio a identificação dos lançamentos contábeis, averiguando e dando ênfase nos registros voltados a gestão ambiental; a verificação do aumento ou diminuição dos resultados, e se estes estão ligados à redução ou aumento dos custos agregados ao processo de produção; e por fim comparar os resultados apresentados após aimplantação do sistema.

1 2

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis – CEULJI/ULBRA. E-mail: jamilesao@yahoo.com.br; Acadêmica do curso de Ciências Contábeis – CEULJI/ULBRA. E-mail: nielemf@yahoo.com.br; 3 Prof. Ms. Orientador – CEULJI/ULBRA. E-mail: mrqo@brturbo.com.

Desenvolvimento Sustentável e Desempenho Sustentável

Para Elkington apud Kinlaw (1997, p. 82), o desenvolvimento sustentável podeser definido como o “desenvolvimento [...] que atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.

Desenvolvimento sustentável é a maneira de como todas as empresas devem proceder para cooperar com os recur sos disponíveis, mantendo e melhorando as condições econômicas gerais de seus habitantes, presentes e futuras. Já odesempenho sustentável é a maneira pela qual cada empresa ou indústria deve fazer para traduzir o conceito do desenvolvimento sustentável em práticas dessas organizações. Ou seja, um é o planejamento de melhoria em todo o processo produtivo, incluindo os custos indiretos, e o outro seria a prática deste planejamento.

Gestão Ambiental e a ISO 14000

A gestão ambiental pode ajudar os dirigentes das organizações a abordarem questões ambientais sistematicamente e a integrarem o cuidado ambiental como uma parte normal de suas operações e estratégia comercial.

Os principais benefícios da norma ambiental que mais tem influencia nas buscas de resultados na implantação da Gestão Ambiental estão claramente dispostos na ISO 14001, conforme afirma Neto e Tocalino (1999, p. 33), são:
•...
tracking img