Como a tecnologia pode melhorar o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como a Tecnologia pode melhorar o mundo
A tecnologia é tão indispensável à sociedade que as pessoas raramente param para pensar que, por si só, ela não é tão importante. A integração da tecnologia com a rotina do dia a dia é o que a torna essencial. Consequências inesperadas, no entanto, podem surgir quando organizações encaram essa difícil tarefa. Essas organizações podem causar impactosglobais maiores do que os esperados. Quem, por exemplo, imaginaria que o primeiro sistema de reservas de voos, desenvolvido nos anos 60 pela American Airlines, abriria as portas para serviços de bancos online e transações varejistas online?
Organizações inovadoras estão constantemente refletindo e imaginando formas de aproveitar a tecnologia ao máximo. Empresas, governos e comunidades não apenasaplicam novas tecnologias em suas fábricas ou escritórios, mas esperam que isso seja revolucionário. Eles reavaliam suas operações e reformulam o fluxo de trabalho. Essas organizações reconstroem seus modelos de negócios. Ponderam sobre o que seria necessário para que um novo dispositivo ou serviço tornasse nossas vidas mais eficientes, produtivas ou satisfatórias. É dessa forma que se obtém progresso.A IBM completa seu centésimo aniversário neste ano, o que oferece uma oportunidade de analisar o passado e aprender novos conceitos sobre como o progresso se desenvolve. Um deles, adquirido ao longo dos últimos cem anos é que organizações bem-sucedidas utilizam um processo sistemático de raciocínio ao implementar tecnologias que transformam suas atividades. Algumas das abordagens que promovemprogresso estão descritas a seguir.
Conectar os Dados: a sociedade depende de dados. As empresas se organizam em torno disso para se diferenciarem de seus concorrentes. Novos modelos de negócios são criados a partir desse cenário. Comunidades usam a integração de dados para melhorar drasticamente a qualidade de vida. Toda essa coleta de informações é movida por um complexo conjunto de tecnologiassofisticadas: sensores, GPS, faixas magnéticas em cartões de crédito e até as MRIs (imagens por ressonância magnética).
Muitas vezes, no entanto, essas informações permanecem restritas. Não se tornam disponíveis às pessoas que precisam delas. Não são combinadas com outros dados. Não são digitalizadas. O progresso é impressionante quando as instituições em uma sociedade associam seus dados e osdisponibilizam para um grupo mais amplo de funcionários, clientes e parceiros.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, anunciou no final de 2010 o início do funcionamento de um centro de gerenciamento de informações públicas para a cidade do Rio de Janeiro. O Centro de Operações do Rio integra e interconecta dados de diversos órgãos públicos do município para melhorar a capacidade de resposta daPrefeitura em relação a vários tipos de incidentes, como inundações e deslizamentos.
A missão desse centro é justamente consolidar informações de vários sistemas do município para visualização, monitoramento e análise em tempo real. O sistema foi desenhado para prevenção de enchentes, mas está capacitado para outras ocorrências, desde incidentes no Réveillon na praia de Copacabana, a saída detorcedores de uma partida de futebol no Maracanã ou mesmo um acidente de trânsito.
Inovar por meio da análise: na medida em que o mundo se torna mais complexo e interconectado, acompanhar os eventos – que dirá compreendê-los e agir com base nessa compreensão – torna-se cada vez mais difícil. No entanto, de forma paradoxal, as organizações líderes são aquelas que encaram desafios cada vez maiscomplexos. Elas estão abrindo o caminho para melhorar as vidas de seus funcionários, clientes e cidadãos.
Essas empresas e órgãos de governo são muito mais sofisticados e arrojados ao utilizar tudo, desde ferramentas analíticas e supercomputadores, até tecnologias de busca. Em vez de simplesmente implementar ferramentas analíticas para reduzir os custos e serem mais eficientes, elas usam esses...
tracking img