Principais problemas sociais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bruna Souza; Ingryd Beltrame; Juciara Graça; Rodrigo César

Trabalho de Geografia

Trabalho realizado para a disciplina de Geografia,
Escola Estadual Professor Souza Nilo
Professora Gláucia.

Itanhandu/MG
Junho/2011

Índice

1-Introdução ............................................................................... 03
2-Desenvolvimento................................................................... 05
2.1-Desemprego ................................................................... 05
2.2-Violência e Criminalidade .............................................. 07
2.3-Poluição ........................................................................ 09
2.4-Saúde....................................................................... 11
2.5-Educação ...................................................................... 12
2.6-Desigualdade Social .................................................... 15
2.7-Habitação ........................................................................ 17
3-Conclusão ............................................................................ 19
4-Anexos.............................................................................. 21
5-Bibliografia .......................................................................... 25

Introdução

Apresentaremos a seguir os principais problemas sociais do Brasil. Os principais problemas são o desemprego, a violência e criminalidade, poluição, saúde, educação, desigualdade social e habitação.Por mais que tenha diminuído o índice de desemprego no país, este ainda está muito presente em nosso cotidiano. Os empregos que aparecem estão sempre direcionados àqueles que estão qualificados, fazendo com que as pessoas mais carentes não tenham condições de trabalhar. Este tema está interligado a violência e criminalidade, pois se você não tem trabalho e necessita alimentar-se, de algum modovocê procura por isso e então começa a roubar e até mesmo matar para poder comer. Vemos no Brasil o quão grande é o índice de criminalidade, e o quanto está sendo difícil erradicar essa situação, às vezes por desprezo do governo e outras por falta de recursos.
A poluição também é um grande problema no Brasil, mas que felizmente, ao verem o que está acontecendo, as empresas e o próprio governodecidiram mudar suas atitudes e estão iniciando projetos para a sustentabilidade do planeta. Estão deixando de usar combustíveis fósseis que poluíam o meio ambiente para usar produtos não poluentes como o gás natural.
A saúde é vista como um dos problemas mais importantes. A saúde pública está em caos, sem médicos qualificados, sem hospitais, sem remédios. E o pior é que o governo não investe namelhoria, algumas vezes finge que não vê, ou que não sabe dos problemas, o que causa ainda mais revolta na população, que não tem condições de procurar médicos particulares e sofrem caladas nos hospitais e postos de saúde.
A educação é o centro de todos os problemas. Se pararmos para pensar veremos que só há desemprego quando não se há estudo, só existe violência e crime porque as pessoas não tiveramoportunidade de estudar e ter condições de sobreviver honestamente, se o ensino da medicina fosse mais fácil de ser alcançado existiriam mais médicos, não haveria desigualdade se todos tivessem a chance de seguir uma carreira estável e as pessoas morariam em lugares melhores,porque teria empregos melhores. Mas vemos que mesmo a educação sendo o fator primordial o governo não investe, não pagaadequadamente os mestres, e o pior de tudo, conseguem mandar para as escolas públicas livros didáticos com erros e ainda mostram na televisão que a educação melhorou e o IDEB está crescendo mais que o esperado.
A desigualdade social é um fator que só existe porque os governantes realmente não se importam,pois é muito fácil de ser resolvido. Se houvesse emprego para todos talvez não houvesse esse...
tracking img