Artigo cientifico "paper"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.INTRODUÇÃO

Esta sistematização se dá em virtude de haver um singular público que desconhece a forma como o paper é concebido, caracterizado e qual sua função para academia.
Tem como objetivo basilar, contribuir para o processo de ensino aprendizagem,
apresentando caminhos metodológicos para a produção de documentos com característica de “paper”.
Utilizou-se como metodologia a pesquisabibliográfica (textos científicos e as normas da ABNT, especialmente a norma de Resumo – NBR 6028, Artigo em publicação periódica científica impressa – NBR 6022, Referências – 6023, Citações
em documentos – 10520 e Numeração progressiva das seções de um documento escrito – NBR 6024) e pesquisa eletrônica, tendo em seu universo a Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi e como público alvoalunos, funcionários e docentes.
À frente será mostrada uma série de normas e processos a respeito da concepção e aplicação do Paper no meio acadêmico, assim como orientá-lo, metodologicamente, na produção de um paper.

1. ARTIGO CIENTIFICO OU “PAPER”

Artigo Científico ou “Paper” vem a ser a mesma coisa, e foi regulamentado recentemente pela ABNT. Antes de se escrever um Artigo Científico, épreciso que se saiba qual a sua finalidade. A maioria das casas publicadoras e revistas especializadas possuem normas próprias e especificas. Portanto, antes de tudo, é preciso certificar-se da existência de alguma exigência quanto à formatação do artigo. A ABNT regulamentou a apresentação dos Artigos Científicos exatamente para as ocasiões em que essas normas não são explicitadas, geralmenteaqueles exigidos como forma de avaliação em Instituições de ensino.
Um bom exemplo são revistas na área medica que exigem seus artigos apresentados segundo as normas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, conhecido como o “Grupo de Vancouver”.
A própria ABNT encarregou-se de dar uma definição para Artigo Científico com o objetivo de uniformizar sua utilização. Diz a norma que ArtigoCientífico “é a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Dependendo da finalidade a que o autor se propõe, existem duas modalidades básicas de Artigo Científico:
a) Artigo de divulgação: traz um relato sucinto de algumas informações atualizadas sobre determinado tema deinteresse em alguma especialidade. Exige necessariamente uma revisão bibliográfica retrospectiva. Podem ser relatos de casos, comunicação ou notas prévias.
b) Artigo de revisão: resume, analisa e discute trabalhos já publicados, revisões bibliográficas... Esse artigo pode ser:
- anual ou periódico: contendo analise das publicações ocorridas em determinada área ou setor do conhecimento;
-seletivo: contendo análise crítica a respeito de uma situação ou problema em particular e sua solução.

O Artigo Científico possui algumas características próprias:
a) São, em geral, publicados em revistas ou periódicos especializados, não se constituindo em matérias (ou parte delas) de livros;
b) Servem para serem apresentar resultados obtidos em estudos, pesquisas ou análises;
c)Permitem ao leitor, devido a serem completos, repetir a experiência ou a pesquisa;
d) Por serem documentos formais, possuem normas próprias para sua confecção.

Em alguns casos, conforme a área de desenvolvimento e natureza do assunto, o Artigo Científico pode servir para divulgar:
a) resultados e procedimentos havidos em pesquisa de campo;
b) relatos de casos;
c) relato deexperiências;
d) “review” – artigo especial que faz uma revisão bibliográfica de um tema especifico.

O artigo cientifico deve ser um texto integral, completo e sua estrutura assemelha-se à ddos demais Trabalhos Cientificos:
* Partes pré-textuais
* Partes textuais
* Partes pós-textuais,

Da mesma forma que o Projeto de Pesquisa, o Artigo Cientifico apresenta-se numa sequencia única,...
tracking img