Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Na Idade Moderna, a religião predominante era da igreja católica romana. Além do papel religioso na sociedade, a igreja tinha grande influência política sobre muitos países, que na época tinham formato de monarquia.  França, Inglaterra, Itália e muitas outras monarquias tinham de levar em consideração a opinião do papa, por consequência da igreja. As práticas da igreja católica, como missas seremministradas de costas para o público e em latim ou as indulgências (vendiam-se, por altos preços, “terrenos no paraíso”- quem era rico, poderia comprá-las e ter espaço garantido, para si e seus familiares,  no céu) eram comuns naquela época. Até que começou a acontecer o movimento de reforma religiosa.

    A reforma aconteceu no século XVI, a partir do ano de 1517, durante a Idade Moderna.Nasceu em busca de se contrapor a uma série de práticas relativas à igreja católica romana. Ela teve vários líderes ao longo do seu tempo de ação, mas, sem dúvida, o que mais teve destaque foi o alemão Martinho Lutero, um monge alemão que adotava, entre outras ideias, a de que todos os fiiés deveriam ter acesso a sua própria Bíblia. Lutero fez a publicação de uma lista de 95 teses de sua autoria eesse documento foi o marco para o rompimento da igreja católica com Lutero e também apontado por alguns historiadores como o começo da reforma.

    O acesso à Bíblia e a outras fontes de conhecimento era restrito, primeiro pelo fato de muitos não saberem ler e mesmo os que sabiam não tinham acesso aos livros, que eram censurados e controlado pela igreja. Somente monges e padres que viviam nosconventos tinham acesso a esse conhecimento, sendo que, no mesmo local, eram designados escribas para fazer cópias, à mão, desses conteúdos.

    Mesmo antes de Martinho se levantar contra alguns dogmas da igreja, John Wycliffe, teólogo inglês e Jan Hus, pensador boêmio, já haviam questionado algumas posições da igreja. Foram os propulsores da reforma religiosa e deram inicio a esse movimentoquestionando a atuação da igreja nas decisões políticas Questionavam também, a riqueza da igreja e defendia que a mesma deveria ser pobre como havia sido anteriormente.

    Seguidos a esse pensadores, Martinho Lutero, mesmo sendo monge e vivendo sob as leis da igreja, se opôs a princípios que o regiam. Martinho teve acesso às escrituras da Bíblia e obteve destaque ao fazer sermões contra asindulgências. No dia 31 de outubro de 1517, foi colocado á público ao 95 teses de Lutero que estavam abertas às discussões. Dentre elas, estavam as que condenavam a “avareza e o paganismo” que estavam impregnados na igreja e também sobre as indulgências, prática que Lutero era contrário.

    Lutero foi excomungado da igreja católica, sofreu várias ameaças de morte, passou por vários conselhos quetentavam fazê-lo se retratar perante as autoridades católicas  sobre suas teses, mas nada disso o fez largar sua ideologia. Talvez por isso, tenha contado com apoio de muitos líderes religiosos e políticos. Lutero, com desejo de popularizar o conhecimento ao povo, fez tradução do Novo Testamento para a língua alemã, sendo que a Bíblia só era disponível em latim.

    A reforma, que se seguiu até mesmodepois da morte de Lutero arrancou muitas pessoas de dentro da igreja católica. O povo via, no movimento, um caminho para sair da opressiva força da igreja. Criaram-se novas igrejas do ramo conhecido como protestantismo. Igrejas luteranas, calvinistas, anglicanas e outras foram criadas com intuito de seguir essa nova linha de regras que iria contra s dogmas da Igreja católica.

    Muitos daprópria igreja católica tinham acreditado nas teses de Lutero e na possibilidade das Bíblias traduzidas segundo a língua local. Isso resultou numa outra divisão na igreja católica romana: um lado ficou com a igreja dos católicos romanos (linha que mantinha os princípios católicos) e os reformados (linha protestante).

    Vendo que seu domínio corria perigo, a igreja católica tratou de formular...
tracking img