Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 OBJETIVOS 4
4 METODOLOGIA 5
5 REFERENCIAS 7
























1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO




O presente relatório terá como principal função demonstrar as etapas percorridas no decorrer deste processo. O estágio foi realizado em uma escola da rede pública municipal João Nepomucenosituado à Rua Brigadeiro Tobias, n° 701, Taquarussu, realizado com a turma do 5º ano do ensino fundamental. O referido estágio teve a carga horária de 80 horas, o tema abordado foi instrumentos musicais, trabalhamos com a turma o instrumento flauta. Abordamos os modelos e o modo como se tocam as diferentes flautas, apresentamos para os alunos figuras de vários instrumentos musicais, desenvolvemosatividades participativas.
Como exigência para o término do Curso de Licenciaturas em artes oferecido pela instituição de ensino UNIASSELVI- Centro Universitário Leonardo da Vinci. O acadêmico passa por um processo de estágio supervisionado. Estágio este trabalhado em sala de aula. E em seguida a elaboração de um relatório demonstrando todas as atividades desempenhadas durante esse período.O estágio é um importante instrumento para os futuros profissionais da educação, pois é através dele que colocamos na prática nossos conhecimentos e aprimoramos nossas técnicas para a futura profissão, contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na sala de aula da faculdade.
O estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípiometodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica ou pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.


















2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Oser humano sempre criou maneiras de produzir sons, utilizando o próprio corpo (batendo palmas ou os pés no chão em certa cadência, por exemplo) ou produzindo instrumentos rudimentares, feitos com ossos de animais, conchas, sementes e outros materiais.
Nós compreendemos a música que chega aos nossos ouvidos através do ritmo e da melodia. O ritmo marca o tempo na música, é ele que nos dá avontade de dançar. Já a melodia é o encantamento das notas, que formam a linha musical de uma canção.
Todos os instrumentos funcionam de uma maneira muito parecida. Quando tocamos uma nota, uma pequena parte deles começa a vibrar. Nos violões são as cordas, nos tambores as membranas, nas flautas o sopro. Para completar, o cérebro interpreta esses impulsos em notas musicais.
Acapacidade de aprender a tocar um instrumento esta presente em todos os indivíduos sendo que para alguns ocorre uma relativa dificuldade de assimilação e manutenção de seu conhecimento. Lidando processo de absorção daquilo que se que aprender a fatores muito mais relevantes do que o simples fato de necessitar fixar aquilo que é ensinado.


A assimilação da aprendizagem é fator diretamenteligado ao emocional de quem integra o processo, dessa forma, podemos observar um envolvimento direto de fatores relacionados à capacidade de aprendizagem se promoverem através do envolvimento diretamente emocional do indivíduo com aquilo que está sem ensinado, sendo que para ele a assimilação se processa diante daquilo que é relevante para sai vivência prática (KOLB, 1984)




Para Kolb(1984) a importância de educar para a vida está em um contexto em que o individuo possa observar o objeto de sua aprendizagem em sua vida cotidiana, reforçando assim o conceito aqui abordado de que para concretização da aprendizagem é necessário que ocorra mais do que transmissão de conhecimento, mas também um envolvimento direto do individuo naquilo que lhe é ensinado, caracterizando assim um...
tracking img