Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Salvador Dali (1904- 1989) foi um pintor, artista gráfico, escultor e desenhista espanhol, é provavelmente um dos artistas surrealistas mais famosos, muito provavelmente devido aos seus esforços paraauto-promover-se. Juntou-se ao grupo em 1929 - após ter fases cubistas, futuristas e de pintura metafísica . Entretanto, a partir de 1936, Breton já afastava-o do movimento, principalmente devido aoseu comportamento político, como defensor do ditador Franco e por suas aproximações cada vez maiores com um estilo mais tradicional e acadêmico.
A teatralidade sempre foi marca de suas obras e de seupróprio comportamento, conforme ilustra a ocasião em que apareceu com roupa de mergulho numa exposição surrealista de 1936. Além disso, Dali costumava modificar as teorias surrealistas, acrescentandoelementos a elas. O automatismo, por exemplo, converteu-se para Dali na “ atividade crítico-paranóica “ .
O controle da razão seria então realizado pelo cultivo de algumas atitudes semelhantes àsobservadas nos quadros clínicos de paranóia. Suas misturas costumam ter elementos de alucinação e irrealidade tratados com uma meticulosa técnica acadêmica - técnica essa também desaprovada por Breton,por considerá-la retrógrada. Descrevia seus trabalhos como “ sonhos fotográficos pintados à mão “ . Entretanto, apesar das divergências com alguns ideais do movimento, permanece conhecido do públicocomo um dos verdadeiros símbolos do Surrealismo .
Suas obras possuem imagens extremamente famosas como os relógios que se derretem em “ A Persistência da Memória “, de 1931. A partir de 1940 mudou-separa os Estados Unidos, permanecendo no país até 1955. Alguns críticos consideram que os trabalhos depois de sua fase surrealista carecem de qualidade e conseqüência. Criticam bastante a religiosidadeque marcou suas obras quando estava na América, considerada sensacionalista. Essas obras de temas religiosos podem ser exemplificada por “ A Última Ceia “ . Sua esposa e objetos sexuais também eram...
tracking img