Artes em esculturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO:
1. As políticas de combate à inflação geralmente são penosas para a sociedade, o que explica o fato de muitos governos relutarem em adotar essas medidas com vigor. Explique por que as medidas de combate à inflação costumam ser tão impopulares.
RESPOSTA ESPERADA:
A alternativa mais simples de se reduzir a inflação no curto prazo seria reduzir a capacidade de consumo da sociedade. Estaação pode ser implementada com: elevações de impostos, cortes nos gastos públicos, elevação da taxa básica de juros, restrições ao crédito. Esses são alguns exemplos de medidas que podem ser rapidamente postas em prática para reduzir o poder aquisitivo e a capacidade de consumo das famílias. Por esta razão, tais medidas são extremamente impopulares. Contudo, são eficazes no combate à inflação,pois, com a queda no consumo, há uma tendência de queda nos preços.

Todo processo inflacionário é causado por um desajuste entre a demanda e a oferta. Na verdade, a inflação ocorre quando a demanda por produtos supera de forma significativa a sua oferta. Isso significa que o desejo de consumir dos consumidores supera a capacidade de produção dos empresários. Quando esse desajuste ocorre, tem-se, agrosso modo, duas alternativas para corrigir a inflação: 1) elevar a capacidade produtiva; ou 2) reduzir a capacidade de consumo da sociedade.

A princípio parece mais lógico estimular o aumento da oferta, pois isso implica a geração de mais empregos e aumento da produção, o que contribui para o crescimento econômico. O problema é que não é possível aumentar o volume de produção quando asempresas já estão operando em sua capacidade máxima. Para elevar a produção além de um determinado ponto, as empresas devem ser ampliadas, investimentos precisam ser feitos em estrutura, máquinas, qualificação de mão de obra etc. E todo este processo, para ser completado, precisa de tempo. Por isso, considera-se que, no curto prazo, não é possível combater a inflação tentando aumentar a oferta. Issoocorre por que os próprios incentivos para ampliação da oferta levariam a aumentos nos investimentos, o que também colaboraria para a elevação dos preços.
QUESTÃO:
2. A elasticidade-preço da demanda por óleo diesel é 0,3. Suponhamos que, em função de uma súbita alta do petróleo, o preço do litro subiu 20%. De posse destes dados, calcule e explique qual o efeito da elevação do preço sobre a demandapor esse combustível?
RESPOSTA ESPERADA:
E = Modificação percentual da quantidade procurada / Modificação percentual do preço

0,3 = Modificação percentual da quantidade procurada / 20%

6% = Modificação percentual da quantidade procurada

A elevação de 20% nos preços deste combustível levou a uma queda de 6% na sua demanda, caracterizando-a como inelástica.
QUESTÃO:
3. A CiênciaEconômica é considerada a Ciência da Escassez. Explique o motivo desse conceito e cite alguns exemplos.
RESPOSTA ESPERADA:
A Ciência Econômica é considerada a Ciência da Escassez porque os recursos produtivos necessários para a produção de bens e serviços são considerados relativamente escassos. Por isso, não é possível produzir todos os bens e serviços que a sociedade desejaria, o que impõe a ela anecessidade de realizar escolhas e estabelecer prioridades. Como exemplo de escassez de recursos é possível citar a falta de mão de obra qualificada, a crescente escassez de matérias-primas, principalmente para a indústria de alta tecnologia (lítio), a escassez de fontes energéticas que reflete na elevação dos preços desses recursos, a crescente escassez de terras para agricultura que limita aexpansão da fronteira agrícola etc.
QUESTÃO:
1. Na última década, o Governo Brasileiro vem se esforçando para obter um Superávit Primário significativo. Explique o que é Superávit Primário e quais as razões do governo para buscá-lo.
RESPOSTA ESPERADA:
Superávit Primário é, por assim dizer, o resultado “bruto” das contas do governo. É o valor obtido a partir do valor total da arrecadação de...
tracking img