A arte grega - escultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte Grega
Escultura
Diapositivo 2: A Escultura Grega
* Desenvolveu-se livremente;
* Transmite uma forte noção do realismo;
* Embelezava e completava as obras arquitetónicas.

A ESCULTURA GREGA FOI UMA ARTE QUE SE DESENVOLVEU LIVREMENTE, OS ESCULTORES DESSE PERÍODO PROCURAVAM APROXIMAR AO MÁXIMO AS SUAS OBRAS DO REAL: UTILIZAVAM DETALHES COMO NERVOS, MÚSCULOS VEIAS,EXPRESSÕES, SENTIMENTOS. ELAS TAMBÉM SERVIAM PARA ORNAR (EMBELEZAR) E COMPLEMENTAR (COMPLETAR) AS OBRAS ARQUITETÓNICAS.

Diapositivo 3: Houve três períodos na Escultura da Grécia
Arcaico
Clássico
Helenístico

Diapositivo 4: Período Arcaico
* Altos e baixos-relevos;
* Posição hierárquica;
* Inexistência de expressividade.

Neste período as esculturas eram caracterizadas pelos seusaltos e baixos-relevos que era quando as esculturas sobressaem das paredes com metade ou mais do seu respectivo volume.
As figuras representavam uma posição hierárquica, rígida sem expressividade.
Os corpos possuíam uma anatomia apontada para os gestos bastante rígidos, quase estáticos. Geralmente, têm a perna esquerda ligeiramente avançada para a frente, os braços são caídos ao longo do corpoao a mão direita sobre o peito que era um sinal de adoração, os olhos são oblíquos, as maças dos rostos são salientes e a barba e o cabelo são geometrizados.)

Diapositivo 5: Período Arcaico (Kouros e Koré)
Kouros (kouroi no singular), eram a representação masculina de jovens nus, que simbolizavam deuses ou atletas - heróis.
Koré (korai no singular), eram jovens virgens, vestidas comlongas túnicas pregadas e pintadas com cores harmoniosas, tinham os cabelos longos, ondulados ou entrançados, transmitiam serenidade e graciosidade.


Diapositivo 6: Estilo severo
* Transição entre o Período Arcaico e o Período Clássico.
Uma rígida frontalidade definiu a estatuária arcaica e os seus tipos, começando agora a ser representada uma vasta gama de posturas, desde a tranquilidadeaté às agonias da morte.
Diapositivo 7 /8
Estas duas obras que se seguem são enriquecidas de pormenorização moldada e rigor técnico e rigidez expressiva.
Poseidon
Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares apresentado como um homem forte, com barbas e estava sempre a segurar um tridente.
Havia vários mitos em volta de Poseidon, num deles dizem que disputou com a deusa Atena o controleda cidade – estado de Atenas mas saiu derrotado.
Auriga de Delfos - Foi conduzida no ano 474 a. C. para comemorar a vitória do tirano de Gela Polyzalos numa corrida.   A figura fazia parte de um grupo maior, que incluiria o carro e quatro ou seis cavalos

Diapositivo 9: Período Clássico
* Maior aproximação do real;
* Maior expressividade;
* Aspetos graciosos, sedutores,harmoniosos.

As figuras ganhavam uma maior aproximação do real, o tamanho do corpo era muito mais realista e mostra uma maior expressividade dos rostos, gestos e movimentos.
A partir do séc. IV a.C., a escultura passa a ser marcada por um aspecto mais gracioso, sedutor, harmonioso, elegante e dinâmico.

Diapositivos 10 a 13
AFRODITE DE CNIDO
A Afrodite de Cnido foi uma das mais famosas criaçõesdo escultor Praxiteles.
 A estátua tornou-se famosa por causa da sua beleza, por ser apreciada de todos os ângulos, e também por ser uma das primeiras representações de uma deusa completamente nua.
Dizem que se despiu quando se preparava para um banho, deixando as suas vestes na mão esquerda, enquanto modestamente escondia os genitais com a sua mão direita.
DORÍFORO
Acredita-se que estaestátua seja a ilustração das regras sobre harmonia e proporções do corpo humano estabelecidas por Policleto .
 É a figura de um jovem atleta nu, no auge (pino, máximo) do seu vigor (saúde, fortaleza), trazendo uma lança sobre o ombro esquerdo.
O seu corpo está em equilíbrio dinâmico, exibindo o típico contrapposto ( forma de representação humana que procura a naturalidade, em contraposição às...
tracking img