Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Uma das principais civilizações desenvolvidas na antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa e organizada socialmente, e culturalmente muito rica, que se desenvolveu às margens do rio Nilo.
A arte no Egito estava muito ligada a vida religiosa, pois a civilização egípcia foi uma civilização onde tudo era orientado pela religião. A artedesenvolvida refletia suas principais crenças, como a de que a vida humana podia sofrer interferências dos deuses, sendo assim a vida após a morte era mais importante que a vida terrena.
Sua expressão artística refletiu em todos os momentos históricos tanto no Antigo Império, quanto no, Médio Império e Novo Império.
A manifestações artísticas, como, monumentos obras arquitetônicas, escultura,grades templos e a pintura foram todos movidos pela religião.
Arte no Egito – Pintura

Quando falamos da pintura egípcia logo, lembramos daqueles desenhos de homens e deuses egípcios nas paredes, das pirâmides, nos túmulos de grandes faraós,desenhos sempre representando pessoas de perfil, onde todas as pinturas parecem ser iguais, entretanto á uma razão para esse desenho ser dessa forma.
Um dosmotivos é que como tudo no Egito era feito em prol da vida religiosa, existiam regras que tinham que ser seguias rigorosamente, sendo assim toda pintura egípcia tinha uma regra a ser seguida. Os desenhos egípcios tinham que mostrar o perfeito domínio das técnicas, a ênfase era dada ao conhecimento, e não o estilo de quem a fazia, sendo assim todos os artistas eram anônimos.
Essas regras se chamamcânones, são regras que permanecem “imutável” ao longo do tempo, apenas no Novo Império que ocorreu algumas mudanças, porém muito pequenas.
Uma das regras que se destaca e caracteriza a pintura egípcia, é a regra ou lei da frontalidade, que determina que o tronco da pessoa representada esteja de frente, e os pés, pernas, e cabeça representados de perfil, como na imagem abaixo.
[pic]
Imagem 1Pintura na tumba de Nefertari
Observe que tronco da rainha mesmo sentada, esta de frente enquanto sua cabeça, braços e pernas estão de perfil, essa forma de representação é vista em todas as pinturas egípcias. As cores eram fortes e as tintas eram obtidas através da natureza pigmentos minerais. Quando pintavam, as figuras femininas eram pintadas em ocre e as masculinas em vermelho. Os egípcios usavama técnica do falso afresco, que nada mais é do que pintar a parede com ela ainda fresca, essa técnica permitiu que as pinturas se mantivessem preservadas, porque ao pintar com a argamassa ainda fresca, a fixação da tinta é maior e o desgaste com o decorrer do tempo fica menor.
Outra característica marcante é o desenho sem perspectiva, pode se observar que os desenhos egípcios não têm perspectiva,não há noção de profundidade e há ausência de três dimensões, em seus desenhos, tudo fica num único plano. Quando eles desenhavam, tudo tinha que ser mostrado e da forma mais clara e compreensível, olhando a imagem abaixo fica mais fácil compreender, observe que o tanque é desenhado como se fosse visto de cima, as árvores de lado, os pássaros e peixes desenhados de perfil.
Um desenho simples,que nós provavelmente ao desenhar esse tanque primeiro escolheríamos um ângulo e desenharíamos apenas no angulo escolhido, onde provavelmente só daria para as árvores de lado ou o tanque visto de cima, mas para os egípcios isso não era problema porque eles desenhavam tudo no seu ângulo mais característico claro e compreensível, mesmo que não fizesse muito sentido.

Imagem 2 de um tanque de umtumulo em Tebas

Além da lei da frontalidade e o desenho sem perspectiva nas pinturas egípcias também encontramos a hierarquia das pessoas ali representadas, é possível notar essa hierarquia através do tamanho das pessoas, pois quando os egípcios desenhavam eles retratavam as pessoas de maior importância num tamanho maior do que os demais.
Como na imagem a seguir veja que o nobre que esta em pé...
tracking img