O uso do sistema operacional livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PRINCÍPIOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO – 1º SEMESTRE



Alunos
?
?

?

?

Sumário

Introdução 4
1. Hardware e Software – Conceitos básicos 5
1.1 Montagens de um laboratório de informática 5
1.1.1 Segurança 5
1.1.2 Equipamentos 6
2. Porque aprender a ensinar em um Sistema OperacionalLivre 6
2.1. Quais as Vantagens de Usar um Sistema Operacional Livre 6
2.1.1. Porque utilizar o Sistema Operacional Livre 7
2.1.2. Recursos do Sistema Operacional Livre 7
2.1.3. Os ícones do menu Edubar 8
Bibliografia 10

Introdução

O principal objetivo deste trabalho é conceituar Hardware e Software, exemplificando o funcionamento das máquinase mostrar as vantagens de utilizar um Sistema Operacional Livre, como um sistema de fácil entendimento e livre para aperfeiçoamento do seu sistema para qualquer propósito.
O foco central foi dirigido para as vantagens de se usar um sistema operacional livre na educação.

1. Hardware e Software – Conceitos Básicos

Hardware vem do inglês que quer dizer artigo físico, ou seja, é a parte físicado computador, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
O primeiro componente de um sistema de computação é o hardware, que corresponde à parte material, aos componentes físicos do sistema; é o computador propriamente dito
Software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados que é processado pelos circuitoseletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano, podemos dizer que softwares são todos os programas utilizados pelos computadores

1.1 Montagens de um laboratório de informática

Para montar um laboratório de informática, érecomendada uma sala climatizada. Pode-se usar uma proporção de 1 metro quadrado por estação de trabalho.
A sala deverá dispor de mobiliário para acomodar as estações de trabalho que é composta por um micro computador, monitor, estabilizador, mouse e teclado, além de cadeiras para os alunos se acomodarem.

1.1.1 Segurança do Laboratório 

Por se tratar de um ambiente com equipamentos eletrônicosde fácil manuseio, o laboratório quando no horário de funcionamento da escola deverá ter sempre um funcionário responsável pelo laboratório, evitando que os equipamentos sejam danificados, abertos ou furtados do ambiente. Durante a noite, feriados e fins de semana recomendam-se a utilização de um sistema de vigilância eletrônica que monitore a sala para que em caso de violação seja de imediatosoado um alarme e avisado a empresa responsável de vigilância.
 
1.1.2 Equipamentos

 Devemos atentar para os seguintes requisitos mínimos de configuração de hardwares: 
Processador, Memória, Rede, Vídeo, Dispositivos de Entrada e Saída (I/O) Monitor e Vídeo, Unidades de Armazenamento, Teclado e Dispositivo apontador (mouse), Gabinetes, Documentação e CD com Drives de instalação.

2. Porqueaprender a ensinar em um Sistema Operacional Livre.

Em geral as maiorias das instituições de ensino não oferecem laboratório de informática a seus alunos, principalmente as escolas da rede pública. O laboratório acompanhado com Softwares destinados a educação são recursos de extrema necessidade para o aprendizado e capacitação para o mercado de trabalho nos dias atuais. As poucas escolas quepossuem um laboratório em suas dependências não utilizam de forma adequada e algumas vezes chegam ao ponto de abandono pela falta de equipamento, instrutores capacitados ou de manutenção e ampliação dos equipamentos utilizados.

2.1 Quais as Vantagens de Usar um Sistema Operacional Livre

* Software Livre
* Segurança
* Versões e Aplicativos Voltados para Educação
*...
tracking img