Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A renovação do interesse pela natureza-morta por parte dos artistas da vanguarda francesa será documentada através das obras dos Realistas e também da nova linguagem do Impressionismo. Emexposição estará uma peça-chave deste contexto, a Natureza-Morta de Claude Monet, que faz parte das coleções do Museu Calouste Gulbenkian. A natureza-morta foi, no final do século XIX, temaque interessou de sobremaneira os pintores Pós-Impressionistas como Cézanne, Van Gogh e Gauguin, que estarão representados através de obras de referência.
[pic]Claude Monet, Ramo degirassóis, 1881

A exposição demonstrará como a natureza-morta, enquanto género pictórico, se transformou em veículo de uma experimentação ainda mais radical com Picasso, Braque e Matisse.Poder-se-á entender como permitiu a alguns artistas um olhar reflexivo sobre a sociedade contemporânea, enquanto outros se envolveram nas novas realidades da experiência subjetiva, como é o caso deMagritte e Dalí. A fragmentação e reinvenção da própria categoria de natureza-morta serão exploradas através da amostragem de peças escultóricas ou de objetos de uso corrente transformadosem obras de arte.
[pic]Paul Cézanne, Natureza-morta com pote de gengibre e beringelas (1890-1894)

Eis a viagem que é proposta através dos vários tempos e geografias da natureza-morta napintura ocidental, ilustrada com obras maiores dos autores que mais refletiram sobre este género.»
O vídeo publicado no fim desta página é um documentário produzido pela Gulbenkian sobre aexposição, onde Neil Cox, acompanhado por imagens, fala sobre o relevo da natureza-morta.
 
[pic]Édouard Manet, Flores numa jarra de cristal (c. 1882)
 
[pic]Salvador Dalí, A sensação develocidade (1931)
 
[pic]Paul Gauguin, Natureza-morte com leque (1889)
 
[pic]René Magritte, O retrato (1935)
 
[pic]Vincent Van Gogh, Natureza-morta com prato de cebolas (1889)
tracking img