Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia

Atividade Prática Supervisionada:
“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS
EM ESPAÇOS CULTURAIS”

São Paulo
2012
Centro de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia

Atividade Prática Supervisionada
“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS
EM ESPAÇOS CULTURAIS”

São Paulo
2012

"O fim da arte é quase divino: ressuscitar, se faz história;criar, se faz poesia."
Vitor Hugo
Índice

Introdução .................................................................................................... 5
História da Arte Naif ..................................................................................... 6
A Galeria ....................................................................................................... 8
Obra de ArteEscolhida ................................................................................. 9
Justificativa ................................................................................................... 9
Conclusão ................................................................................................... 11
Bibliografia................................................................................................. 12

Introdução

Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, quecaracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas docurrículo. Por exemplo, o aluno que conhece arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico. Um aluno que exercita continuamente sua imaginação estará mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático.
Conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poderá compreender a relatividade dos valores que estãoenraizados nos seus modos de pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana. Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendocriar condições para uma qualidade de vida melhor.

A Arte Naif

O espaço cultural escolhido foi uma Galeria de Arte por ser um lugar que para muitos é inatingível, e o intuito da escolha foi realmente mostrar que a arte independente onde ela está é acessível a todos.
A Galeria de Arte Jacques Ardie é especializa na Arte Naif, este termo foi criado em 1886 por Alfred Jarry (1873-1907) paraidentificar a pintura ingênua de Henry Douanier Rousseou (1844-1910), artista ingênuo e admirado pela vanguarda da época, que incluía Picasso, Kandisky, Matisse entre outros.

fig.1 – Rousseou, Henry Douanier - La Noce (1905) - Huile sur toile (163 x 114)

A Arte Naif tem sido reconhecida como uma importante manifestação da Arte Moderna. Os artistas naif são em geral autodidatas, tem personalidadespróprias e não são ligados a nenhuma escola ou tendência
Arte Naif chegou ao Brasil na década de 40, mas só na primeira Bienal de São Paulo que se tomou conhecimento do pintor e músico Heitor dos Prazeres com a obra “Moenda”, considerado o primeiro artista naif brasileiro, e que foi homenageado com uma sala especial na segunda Bienal de São Paulo que aconteceu em 1953.
O Brasil hoje é...
tracking img