Os fundamentos historicos, teoricos metodologicos do serviço social brasileiro na contemporaneidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. I – SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
1.1 A historia do Serviço Social Brasileira
A questão inicial que se coloca é explicitar como se constituem e se desenvolvem no Serviço Social brasileiro as tendências de analise e as interpretações a cerca de sua própria intervenção e sobre a realidade social na qual se move.Isso porque, a compreensão teórico/metodológica da realidade, fundada no acervointelectual que se constitui a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento humano, é processo que se constrói na interlocução com o próprio movimento da sociedade.
Quanto ao primeiro aspecto, é por demais conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro, no contexto de expressão esecularização do mundo capitalista. Relação que vai imprimir a profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formulação da família e do individuo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. O contributo do Serviço social, nesse momento, indicara sobre valorese comportamentos de seus “clientes” na perspectiva de sua integração a sociedade, ou melhor, nas relações sociais vigentes.
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na doutrina Social da Igreja, no ideário franco- belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (sec.XII ele escreveu obra filosófica caracterizada por umaperspectiva humanista e metafísica do ser que vai marcar o pensamento da Igreja Católica).
É pois, na relação com a Igreja Catolica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de sues primeiros objetivos político/ sociais orientando-se por posicionamento de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social daigreja face a “questão social”. Este Serviços Social ,emergente foi marcado com os postulados filosóficos tomistas de dignidade da pessoas humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e politico; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum ( base de todos) e a necessidade da outoridade paracuidar da justiça geral.
Com o conservadorismo católico caracterizando os anos iniciais do Serviço Social brasileiro a partir dos anos, 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norteamericano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista.
Efetivamente, a reorientação da profissão, apara atender as novas configurações dodesenvolvimento capitalista, exige a qualificação e sistematização de seu espaço sócio- ocupacional tendo em vista atender as requisições de um Estado que começa a implementar políticas no campo social.
Nesse contexto a legitimação do profissional, expressa em seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão sócio-tecnica do trabalho, vai colocar o emergente Serviço Social brasileiro frente amatriz positivista, na perspectiva de ampliar seus referenciais técnicos para a profissão. Este processo, que vai construir o que Iamamoto(1992, 9.21) denomina de “arranjo teórico doutrinário” caracterizado pela junção do discurso humanista cristão como suporte técnico- cientifico de inspiração na teoria social positivista, reitera para a profissão o caminho do pensamento conservador.
Cabe aquiuma explicação nem o doutrinarismo, nem o conservadorismo constituem teorias sociais. A doutrina caracteriza-se por ser uma visão de mundo abrangente fundada na fé em dogmas. Constitui –se de um conjunto de princípios e crenças que servem como suporte a um sistema religioso, filosófico, político, entre outros. O conservadorismo como forma de pensamento e experiência pratica, é resultado de um...
tracking img