Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.2. A arte: produção e consumo, comunicação e conhecimento

A arte é uma humana presente em contextos muito diferentes em todas às épocas e culturas, apresenta uma multiplicidade de formas efunções e, por isso, existem diferentes abordagens e interpretações teóricas: além de poder ser considerada actividade de imitação da Natureza e da acção, expressão e comunicação se sentimentos ou produçãode formas, como já estudámos, pode ainda ser concebida como: a) forma de conhecimento: revelação de «novos modos de «ver» o sujeito e o mundo; b) linguagem; c) criação; d) produto da actividade humana,transaccionado segundo as leis do mercado e bem de consumo.

a) A arte como forma de conhecimento ou revelação de «novos modos de «ver» o sujeito e o mundo. O contacto com a arte pode dar-nos umentendimento mais profundo da natureza e da condição como devemos relacionar-nos com os outros. O conhecimento proporcionado pelas as obras de arte não e do mesmo tipo que o conhecimento científico:a ciência elabora teorias explicativas, a arte dá-nos imagens que nos fazem pensar, ajudando-nos a compreender a experiência humana.
b) Arte como linguagem: pluralidade de sentidos da obra de arteUma vez que a arte traduz uma experiência de vida, uma impressão, uma concepção do mundo… através de um conjunto de elementos representativos (sons, palavras, linhas, cores, volumes,movimentos…), pode ser concebida como linguagem. Porém os elementos usados para representar essa experiência são signos abertos. Dizemos que um signo é aberto quando: a) não está ligado a uma únicasignificação; b) pode ser interpretado de várias maneiras diferentes; c) convida o receptor e recriar um significado.



c) A arte como criação de formas
As obras de arte são produtos daactividade humana e implicam: a) intencionalidade: um propósito ou uma finalidade; b) talento: conhecimento das diferentes possibilidades de realizar o objecto; c) técnica: conhecimento e domínio exímio...
tracking img