Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETOS ITALIANOS

Filippo Brunelleschi
Vida, arte e arquitetura

Fillipo Brunelleschi
• Foi um grande arquiteto e escultor italiano. Estudou na sua juventude os monumentos clássicos de Roma. É o construtor da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, primeira grande obra do renascimento arquitetônico.

Começou a sua carreira como escultor tendo como mestreDonatello. Com ele estudou monumentos de arquitetura antiga e foi o primeiro a medi-los com rigor e a procurar um método preciso de transpor as medidas para o papel. Desenvolveu a perspectiva linear durante a 1ª metade do século XIV, no ambiente cultural da Florença Renascentista.

Igreja de São Lorenzo

É caracterizada pelo uso de um sistema matemático, baseado nas ortogonais - linhas paralelas emângulo reto com o plano da pintura - que convergem num único ponto de fuga no horizonte, tornando-se cada vez mais pequenas, à medida que se deseja representá-las afastadas do espectador.



Brunelleschi ao descobrir a perspectiva linear, será o primeiro arquiteto a pensar e conceber a arquitetura como espaço. Esta ciência irá superar os limites da prática pictórica e irá constituir a base novadas artes que têm o desenho como princípio (a pintura, a escultura, a arquitetura e a cenografia teatral). O método pressupõe que os olhos do observador ocupem um determinado ponto fixo no espaço, um quadro em perspectiva indica-nos automaticamente o local onde devemos estar para o vermos convenientemente.

Pintura
• A perspectiva também é usada na pintura. Brunelleschi mostra-lhes a pinturacomo um instrumento de conhecimento. Para ele o plano é o lugar sobre o qual se realiza a projeção ou a definição da profundidade, não como um efeito mas como um valor. O lugar é uma pura abstração mental, a pré-condição da representação do espaço.

Batistério de São João, em Florença, Itália.

O artista florentino teve a preocupação de representar em escala os objetos. Dessa forma, eles tinhamque manter proporção entre seu tamanho real e sua representação no quadro em função da distância que estavam do primeiro plano. O espectador devia ver o quadro refletido num espelho, a uma distância proporcional à do pintor.

Arquitetura
Catedral de Florença (S. Maria del Fiore)
• A Catedral de Florença teve sua construção iniciada em 1294 pelo projetista Arnolfo di Cambio e, após um séculoe meio com praticamente todas as obras já finalizadas, permaneceu sem sua cúpula principal. Presente no projeto original, a enorme cúpula de forma octogonal, construção a qual não tinha qualquer tipo de precedente, não tinha solução para sua execução. O suporte em timbres e armaduras de madeira, normalmente utilizado para estes fins, se tornou bastante inseguro frente ao grande peso e vão dacúpula (aproximadamente 39.5 metros) e, principalmente, bastante oneroso. Buscando uma solução para o projeto, foi anunciado, em 1418, um concurso entre os grandes estudiosos, arquitetos e projetistas.

Muitas soluções apareceram, porém o concurso não obteve vencedor. Entre estas soluções, uma teve grande destaque, justamente a de Fillipo Brunelleschi, na qual a construção da cúpula poderia serexecutada sem qualquer tipo de armadura de madeira, mas através da utilização de uma série de cocêntricos e autoportantes anéis em pedras (arenito) reforçados em sua parte externa com correntes de ferro. Desta forma esses anéis protegeriam a estrutura contra esforços laterais durante a fase de construção. Considerada por muitos uma solução inviável, esta solução foi sustentada por Brunelleschi até quefosse aceita.
Abóbada da catedral de Santa Maria Del Fiore, Florença

Convergindo ao pico da cúpula, com aproximadamente 90 metros de altura, as principais pilastras se encontravam circundando um seraglio (pedra principal circundada por pequenas janelas), o qual ainda suportava a oca lanterna de mármore e ainda um telhado cônico. O grande peso da cúpula, através da rede de nervuras, era...
tracking img