Arte midiatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Curso Mídias na Educação
Especialização










ARTES NA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
































GUAJERU-BA
2012
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Curso Mídias na Educação
Especialização










ARTES NA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA









SILVINAMICHELINE SEPÚLVIDA SILVA





















GUAJERU-BA
2012
SUMÁRIO
Página


1 APRESENTAÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PROBLEMATIZAÇÃO 7
4 LINHA CENTRAL 8
5 OBJETIVOS 9
6 INTERVENÇÕES DIDÁTICAS 10
7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 14
8 REFERÊNCIAS 15






























1. APRESENTAÇÃO

A educação em Arte propicia o desenvolvimentodo pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido as experiências das pessoas, pois, por meio dele o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. O presente projeto pretende subsidiar os educadores na formação de cidadãos atuantes e transformadores. "Aprender arte envolve, basicamente fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles".Sendo assim é oportuno discutir, pesquisar e acima de tudo, possibilitar ao indivíduo o conhecimento e o contato com as mais variadas linguagens artísticas a fim de despertá-lo para a autonomia e autovalorização.
O referido Projeto "Artes na Educação Midiática" será ministrado pela professora Silvina Micheline Sepúlvida Silva, no Colégio Municipal Oriovaldo Santos Araújo, na cidade de Guajeru-Bahiae Simone Pereira Azevedo, na Escola Municipal Pinóquio, na cidade de Ilhéus-Bahia, tendo como púbico alvo alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de toda comunidade escolar, a Carga Horária será referente ao 4º Bimestre do Ano Letivo. Enfatiza-se contribuir com o bom desempenho acadêmico dos alunos nas demais áreas de estudo e a falta de interesse dos mesmos, porque se acredita que"ensinar arte com arte é o caminho mais eficaz". O texto literário, a música e a imagem trarão mais conhecimentos ao aluno e serão mais eficazes como portadores de informação, significado e sentido.
Cabe salientar a grande importância das Mídias no desenvolvimento do projeto, uma vez que muitos alunos irão tomar conhecimento das novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC`s) para que essastecnologias possam interferir na vida social dos alunos, possibilitando interatividade, mobilidade e colaboração nas diversas fases da tecnologia. Dai o sentido maior da educação: Promover a inclusão não só digital, mas também em todos sentidos e áreas.




2. JUSTIFICATIVA

Os poderes que as Artes têm diante das pessoas são imensos e a escola não pode vendar os olhos a isso. O mesmoacontece com as Mídias que têm o poder total das preferências de todos os públicos. Diante dessa concentração de audiência, escolhemos tais temas para trabalharmos de forma unificada e interdisciplinar a fim de amenizar problemas detectados na Unidade Escolar que vem preocupando demais a equipe docente: "A falta de interesse dos alunos às aulas". Nesse contexto, oferecer à comunidade escolar, prazerescomo as Artes e as Mídias, farão com que eles sintam-se estimulados, valorizados e convidados a participarem efetivamente.
Conforme a LDB (Lei nº 9.394/96) que trata da Educação Básica, em seu Artigo 32, Inciso II, diz que o Ensino Fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: "A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dosvalores em que se fundamenta a sociedade.".
Com o mesmo olhar, os Parâmetros Curriculares Nacionais, reservou um Volume exclusivo para Arte, nele podemos encontrar não apenas a disciplina em si mesma, mas uma discussão mais ampla sobre os 4 Eixos das Artes das mais variadas formas. (PCN, 2001, Vol. 6, 3ª Ed.).
Nesse sentido, um trabalho de Artes com o uso das diversas tecnologias, nos faz...
tracking img