Cap 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura das Convergências Transmidiáticas – “de uma idéia narrativa a mídia midiática”
A Comunicação Social passou por uma considerável mudança nos últimos anos, mudanças em que a sociedade inevitavelmente está inserida na busca do consumir mais e encontrar sua identidade. Agora, a informação pode circular de forma intensa por diferentes canais, o que não era possível a bem pouco tempo atrás,assim os sistemas midiáticos além de serem mais interessantes são administrados na maioria das vezes pelos próprios usuários. Cria-se um fluxo devedor da participação ativa dos consumidores, que elege a inteligência coletiva como nascente de seu potencial. Na atualidade, os conteúdos de novas e velhas mídias se tornam híbridos, reconfigurando a relação entre as tecnologias, indústria, mercados,gêneros e públicos. Ocorre um cruzamento entre mídias alternativas e de massa que é assistido por múltiplos suportes, caracterizando a era da convergência midiática. E no meio de todo esse processo “pertubador”, encontra-se os internautas antenados a todo o tipo de mudança. É interessante percebermos que não só os meios de comunicação modificaram, mas nós também modificamos nossos pensamentos e nossaforma de encarar todo esse processo de mudança.

A leitura do capítulo 3 do livro Cultura da Convergência, Henry Jenkins, indicada pelo professor Ricardo Souza esta semana, propõe um conceito para definir as transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais percebidas no cenário contemporâneo dos meios de comunicação que atingi cada cidadão neste planeta e nos faz refletir como semove toda essa engrenagem a que estamos expostos sem nos darmos conta e nossa relação com eles. Jenkins, baseando-se em três concepções: convergência midiática – nova forma de consumo, entendida como uma nova fonte de poder, inteligência coletiva – caracteriza o comportamento do consumidor midiático cada vez mais ativo em um espaço cheio de regras complexas e a cultura participativa – que é aperpectiva culturalista deste novo consumidor.

Jenkins, percebe que o entretenimento é o eixo central das culturas midiáticas e do consumo excessivo articulados com os cenários urbanos que lhes asseguram uma experiência mais rica em termos de entretenimento. Dessa forma você interpreta o “produto”, por exemplo uma série de Tv, e com suas práticas culturais, mas o “produto” lido e interpretado jávem pleno de uma reinterpretação do que está inserido na lógica cultural vigente. Para exemplificar o modelo de narrativa transmidiática, Jenkins utiliza-se da trilogia Matrix, que exige um maior envolvimento do público para entender o universo ficcional complexo do filme, que para acompanhar a história em sua plenitude, é preciso interagir com o conteúdo espalhado em diversos tipos de canais emídias. No ponto de vista do autor as narrativas transmidiáticas, asseguram uma experiência mais rica em termos de entretenimento, fato que concordo plenamente.

Veremos que as redes sociais virtuais, as mídias móveis, os downloads de conteúdo e a comunicação ubíqua experimentados nos centros urbanos são elementos essenciais. Seguindo a mesma linha de raciocínio de Jenkins, tomemos como partido aprodução cinematográfica Transformers: Revenge of the Fallen (EUA 2009, dir. Michel Bay), que se enquadra perfeitamente no exemplo de narrativa transmidiática.
O filme Transformers: Revenge of the Fallen, pois possui muitos desdobramentos, com conteúdos ampliados para diversas plataformas midiáticas. Exibido no Brasil com o subtítulo: a vingança dos derrotados, o filme é um longa metragem lançadomundialmente em 23 de junho de 2009, continuação direta da produção Transformers, lançada em 2007.

Devemos entender estes filmes como desdobramentos resultantes de um produto lançado na década de 1980 nos Estados Unidos. Exatamente no ano de 1984, a empresa fabricante de brinquedos Hasbro, juntamente com a editora Marvel, lança uma série de quadrinhos juntamente com um desenho animado feito...
tracking img