Arte grega e romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE GREGA
A expressão arte grega engloba as expressões culturais, arquitetônica, de pintura de escultura, a arte grega têm em seus deuses figuras inteligentes e justas dedicadas ao bem – estar da população. Caracterizam- se a manifestação artística grega está: o interesse pelo homem, a beleza, o racionalismo e a democracia.
Entre os principais monumentos arquitetônicos gregos esta otemplo do partenon em Atenas. Existem três estilos que podem ser divididos na arquitetura grega, o coríntio era pouco utilizado pelos arquitetos grego e se caracterizam – se pelos detalhes. Os capitéis das colunas eram normalmente decorados com folhas, o estico jônico representava a graça e o feminino.
Em relação à pintura grega, os vasos cerâmicos gregos são os principais cenários. Apintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia antiga. Os vasos geralmente da cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Entre seus principais artistas: Praxíteles , Policleto , Fídias , Lisipo e Miron.
Arquitetura grega: Um dos templos gregos mais conhecidos é a acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos 447 a 438 a.C.A principal função da arquitetura, pintura e escultura de monumentos até aproximadamente o ano 320 a.C, era de caráter publico. Os cidadãos só utilizavam as artes plásticas na decoração de suas tumbas e as artes decorativas, para a produção de objetos de uso privado.
A maioria das construções levadas a cabo pelos arquitetos gregos foi feita em mármore ou em calcário, além de madeirae telhas . as grandes estátuas votivas foram esculpidas em lâminas de bronze ou em madeira recoberta com ouro ou marfim .Os pintores gregos colocavam pigmentos na água para pintar grandes murais ou vasilhas decoradas .

ARTE ROMANA
A arte romana estende – se do século VIII a.C. Os romanos foram povos fortemente influenciados pela cultura e crença grega,um exemplo disso é a própria mitologia romana. A sociedade romana era muito cosmopolita e aberta o que permitiu a incorporação de certos elementos gregos como os estilos jônio, dórico e coríntio, e traços dos etruscos como o arco e a abobada.



Na arquitetura podemos ressaltar e a grandeza e a importância das obras como principais características. Edifícios públicos, templos,anfiteatros coliseu, por exemplo, e monumentos comemorativos são alguns tipos de construções feitas na época diferente dos gregos, os romanos não apreciavam o nu atlético. Pelo contrario consideravam o rosto e as expressões faciais os elementos mais importantes de uma obra. Na pintura, romanos utilizavam mosaicos de cores vivas para representar cenas cotidianas, paisagem e animais.



GRECO – ROMANOCom forme influencia da arte grega no seu inicio, a Arte Romana formou sua própria identidade rapidamente. As estatuas romanas representam figuras verdadeiras da casta social.
Roma foi uma sociedade eminentemente visual. Com a maior parte da sua população analfabeta e incapaz e até falar o latim erudito que circulava entra a elite, as artes visuais funcionaram como uma espécie deliteratura acessível às grandes massas. Mesmo tendo notáveis influências de movimento artístico passados, os romanos incorporam inovação em dois campos principais que seriam o retrato e o relevo descritivo.
Outra forma de expressão muito importante foi o mosaico.
Helenismo: caracterizou – se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia no mar mediterrâneo orientalá Ásia Central. O helenismo marcou um período de transições para o domínio e apogeu de Roma.
Não só pode dizer que a arte grega tenha desaparecido com o advento do império romano. A arte romana era, essencialmente, arte grega temperada com elementos etruscos.
A arte de Roma, naturalmente tinha características e tradições próprias, como por exemplo, o gosto por retratos fiéis e...
tracking img