Fichamento - o sentido do passado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HOBSBAWM, E. O sentido do passado. In: ____, Sobre historia. São Paulo: Companhia das letras, 1988.

Biografia do autor
Filho de pais judeus, Eric John Earnest Hobsbawm nasceu no dia 9 de junho de 1917 na cidade de Alexandria, Egito, quando o país se encontrava sob domínio britânico. Por este motivo, possui também nacionalidade britânica. Passou os anos iniciais de sua vida vivendo nas cidadesde Viena e Berlim, numa fase em que Áustria e Alemanha viviam graves crises econômicas e sociais em decorrência da Primeira Guerra Mundial. Muito novo, aos 14 anos de idade, Eric Hobsbawm já havia perdido seus pais, o que refletiu em sua adoção e da irmã Nancy por parte da tia materna Gretl. Foi, então, viver em um novo lar na cidade de Londres, em 1933.
Quando se mudou com a irmã para aInglaterra, Eric Hobsbawm já havia iniciado suas leituras de Karl Marx e Adolf Hitler já havia chegado ao poder na Alemanha. A ida para Londres foi motivada pela fuga da perseguição nazista, mas, principalmente, pelo fato de ter recebido uma bolsa de estudos para estudar em Cambridge, onde acabou se formando em História. Os tios adotivos de Eric Hobsbawm decidiram levar toda a família e todos os negóciospara Londres, garantindo a sobrevivência já que os judeus seriam fortemente caçados na Alemanha nos anos posteriores.
Todo o ambiente de vida da infância e da adolescência de Eric Hobsbawm foi fundamental para a concretização de um jovem intelectual e de um respeitável Historiador. Com os desafios que teve que encarar, percebeu que análises históricas bem feitas poderiam indicar tendênciasfuturas com grande capacidade de acerto. Assim, iniciou sua carreira buscando criar métodos mais eficientes para elaborar predições econômicas e sociais.
Eric Hobsbawm logo se envolveu intensamente com a política. Ingressou no Partido Comunista da Grã-Bretanha e exerceu a militância política de esquerda. Em seguida, foi deflagrada a Segunda Guerra Mundial e o jovem Historiador passou a integrar oexército britânico incumbido de enfrentar os nazistas. Por ser um intelectual, fluente em quatro idiomas, ficou responsável pelos trabalhos de inteligência, após um ano cavando trincheiras e preparando bunkers no litoral da Inglaterra.
O fim da Segunda Guerra Mundial marcou a volta de Eric Hobsbawm à Universidade de Cambridge, na qual ele faria seu doutoramento. Foi nesse período que formou-se o Grupode Historiadores do Partido Comunista e que sua carreira na História ganhou grande notoriedade. Ao lado de outros grandes Historiadores britânicos como Christopher Hill, Rodney Hilton e Edward Palmer Thompson, integrou um grupo de renomados Historiadores Marxistas que buscavam entender as classes populares na corrente historiográfica que ficou conhecida como História Social.
Dedicou-se ao estudodo século XIX, que considera como iniciado com a Revolução Francesa, em 1789, e encerrado com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914. O que resultou na publicação de clássicos da historiografia sobre o período: Era das Revoluções (1789-1948), A Era do Capital (1848-1875) e A Era dos Impérios (1875-1914). Em seguida, vieram, então, as análises do que chamou de “o breve século XX”.
O livro AEra dos Extremos trouxe-lhe ainda mais reconhecimento por se tornar uma das obras mais lidas e indicadas sobre a recente história da humanidade. Já em 2002, quando publicou o livro Tempos Interessantes, recebeu o Prêmio Balzan para a História da Europa desde 1900.
Como importante Historiador, Eric Hobsbawm foi Professor de História na Universidade de Londres e da New School for Social Research,de Nova Iorque. Além de membro da Academia Britânica e da Academia Americana de Artes e Ciências. Eterno militante de esquerda, sempre utiliza o método marxista da luta de classes para suas análises da História.

Tema
O domínio/sentido do passado para progredir e modelar o presente. Identidade

Problema
Analisar a natureza do sentido do passado na sociedade e localizar suas mudanças e...
tracking img