Arte grega e romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A filosofia da Grécia Antiga teve como foco o papel da razão e da indagação. Muitos filósofos nos dias de hoje admitem que a filosofia grega foi responsável pela formação do pensamento ocidentaldesde o seu início; o matemático e filósofo Alfred North Whitehead afirmou que "a filosofia ocidental é apenas uma série de notas de rodapé à [obra de] Platão."[1] Há uma linha clara em contínua depensamento que se estende dos filósofos gregos e helenista, passando pelos cristãos e filósofos islâmicos medievais e do Renascimento europeu e do Iluminismo.
Alguns estudiosos alegaram que a filosofiagrega teria sido influenciada, por sua vez, pela literatura e pelas cosmogonias de civilizações mais antigas do Oriente Médio antigo; de acordo com o classicista Martin Litchfield West, o "[...]contatocom a cosmologia e a teologia oriental ajudou [os primeiros filósofos gregos] a liberarem sua imaginação; certamente lhes deu muitas ideias sugestivas. Mas eles ensinaram a si próprios a raciocinar. Afilosofia, tal como a compreendemos, é uma criação grega."[2]A filosofia da Grécia Antiga teve como foco o papel da razão e da indagação. Muitos filósofos nos dias de hoje admitem que a filosofiagrega foi responsável pela formação do pensamento ocidental desde o seu início; o matemático e filósofo Alfred North Whitehead afirmou que "a filosofia ocidental é apenas uma série de notas de rodapé à[obra de] Platão."[1] Há uma linha clara em contínua de pensamento que se estende dos filósofos gregos e helenista, passando pelos cristãos e filósofos islâmicos medievais e do Renascimento europeu e doIluminismo.
Alguns estudiosos alegaram que a filosofia grega teria sido influenciada, por sua vez, pela literatura e pelas cosmogonias de civilizações mais antigas do Oriente Médio antigo; de acordocom o classicista Martin Litchfield West, o "[...]contato com a cosmologia e a teologia oriental ajudou [os primeiros filósofos gregos] a liberarem sua imaginação; certamente lhes deu muitas ideias...
tracking img