Arte engajada - guernica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIRON
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTÉTICA
Docente: Profª Ms. Helena Zoraide Pelacani Almada

Violência expressa emarte

Conceitua-se arte engajada como a arte que influencia no processo de formação e transformação de indivíduos e comunidades. Está relacionada à política e compromete-se àanálise crítica e protesta diante das circunstâncias presentes em uma sociedade afetada pelo poder, pelas guerras e pela exploração e se apresenta em obras de caráter contestatório,levando mensagens de indignação e apelo social.
A obra de arte do pintor Pablo Picasso intitulada “Guernica” (1937) é um exemplo de arte engajada. A obra refere-se ao bombardeiosofrido pela cidade de Guernica, na Espanha, realizado por aviões alemães comandados pelo ditador Francisco Franco, sob o controle de Adolf Hitler.

Picasso, ao utilizar apenascores como o preto, o branco e tons de cinza (cores que lembram desespero e morte), demonstra em sua tela um sentimento de repúdio ao ataque e à violência realizados contra a pequenacidade espanhola. Ao estilo cubista, o pintor reproduz a população sendo atingida pelo bombardeio e a destruição de uma cidade, retratando isto em imagens que impressionam quem asobservam, como pessoas mortas ao chão; uma mulher segurando uma criança; uma pessoa gritando em desespero e, ao fundo, vê-se um clarão, que representa a explosão de uma bomba.
Emsua pintura, Picasso recorre à dramaticidade visual e revela a violência de modo irreal, porém exprime a realidade e a agonia vivida pelas pessoas no período da guerra, o quetransforma a obra “Guernica” em uma obra universal, que retrata o impacto provocado por toda e qualquer guerra em uma sociedade vítima dos ataques políticos, sociais e violentos.
tracking img