Arte em quadrinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: As Histórias em Quadrinhos

Bom, foi uma grande dificuldade começar a fazer esse trabalho de resenha. Não pelo trabalho em si, mas sim do trabalho anterior ao real trabalho. Passei vários dias recolhendo informações, procurando livros relacionados ao meu objeto de estudo, coletando links de monografias que também abordassem o mesmo tema. A grande dificuldade foi; dentro dos trabalhosque eu encontrei, falar de apenas um. Porque mesmo tendo tantos trabalhos sobre histórias em quadrinhos, eles são abordados de maneiras bem diferentes, e são essas peculiaridades de cada trabalho que fizeram da minha escolha uma verdadeira dor de cabeça.
Acabei por escolher fazer a resenho sobre um artigo feito por Gustavo Cunha, Maurício Alves e Êvanio Bezerra, cujo título é: As histórias emquadrinhos na educação: Possibilidades de um recurso didático-pedagógico. Escolhi esse dentre de tantos outros, exatamente por causa da sua forte conexão com o meu objeto de estudos, que são as histórias em quadrinhos, e sua também forte conexão com a educação.
O artigo visava analisar a importância das Histórias em Quadrinhos inseridas na sala de aula como recurso didático-pedagógico e refletirsobre o seu uso em oficinas e minicursos realizados com este tema na Universidade Federal de Uberlândia. Os objetivos propostos inicialmente foram analisar a importância e os benefícios que este meio de comunicação de massa pode trazer para a educação, ao serem inseridos como instrumento pedagógico na escola e na universidade. O artigo em questão pretendia ainda compreender a relação que esta formade arte tem no processo educativo e de ensino e aprendizagem da criança, auxiliando a aqueles que ainda não sabem ler ou escrever corretamente, ou seja, as histórias em quadrinhos são mecanismos fundamentais e não prejudiciais para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.
O artigo começa abordando um leve e breve apanhado histórico, e falando em seguida, cobre as vivências dos pesquisadorescom o objeto estudado. Falam de como notoriamente os quadrinhos passaram a ser um objeto de estudo muito abordado não apenas por alunos, mas também por professores. Discursam também sobre o que eles ser a razão maior aceitação das Histórias em Quadrinhos no âmbito acadêmico. Exemplificando com o Congresso Internacional de Lucca, e a exposição das histórias em quadrinhos no MASP, ocorrido na décadade 70, aliados a I Exposição Internacional de histórias em quadrinhos, ocorridos na mesma cidade.
Assim como os autores falam concordar com Vergueiro (2004), assim também me apresento diante desse fato: O Brasil é pioneiro em pesquisas de histórias em quadrinhos na Universidade. Pois, segundo ele, foi na instituição de ensino superior de Brasília (UNB) que foi criada a primeira disciplina dehistória em quadrinhos em um curso de graduação e, que foi logo seguida por pesquisa de professores de outras instituições superiores de ensino, como as Universidades Federais de Fluminense e a Federal de Uberlândia, destacando esta última pela presença da disciplina de Histórias em Quadrinhos como optativa dos cursos de Artes Visuais (licenciatura e bacharelado) e de Letras (licenciatura).
Em umsegundo no momento, eles falam das Histórias em Quadrinhos como instrumento essencial para a prática educativa. Falando então nos elementos que as histórias em quadrinhos tem a agregar ao aluno no seu desenvolvimento educacional, e, porque não, na inclusão escolar também, devido ao fato deste instrumento pedagógico ser de grande interesse para a maioria das crianças.
os quadrinhos podem serutilizados na educação como instrumento para a prática educativa, porque neles podemos encontrar elementos composicionais que poderiam ser bastante úteis como meio de alfabetização e leitura saudável, sem falar na presença de técnicas artísticas como enquadramento, relação entre figura e fundo entre outras, que são importantes nas Artes Visuais e que poderiam se relacionar perfeitamente com a...
tracking img