Tribos urbanas - hippies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

2. ANTECEDENTES..........................................................................................05
3. O MOVIMENTO.............................................................................................07
4. A MÚSICA......................................................................................................10
5. ENTRA O ROCK EMCENA..........................................................................13
6. FESTIVAL DE WOODSTOCK.......................................................................15
7. OUTRAS CARACTERISTICAS.....................................................................16
8. ENQUANTO ISSO NO BRASIL....................................................................18
9. OLEGADO....................................................................................................24












ANTECEDENTES


As raízes do movimento Hippie podem ser detectadas desde os anos 40, após os finais da II Guerra Mundial: após um período de 30 anos com duas guerras altamente destrutivas e uma prolongada depressão económica, começaram a despontar sinais de uma contracultura, contestatária dosistema. Ironicamente, esta contestação começava no país que menos tinha sofrido com a guerra e num período em que a economia estava lançada na recuperação.
Após a guerra a população americana cresceu enormemente: fenómeno conhecido como "baby-boom". Entre 1946 e 1964 o número de estudantes no colégio duplicou. Em 1968, 50% de todos os jovens de 18 e 19 anos frequentavam o colégio, números quemostram o seu potencial impacto na vida em sociedade.
O poeta Allen Ginsberg pode ser considerado como um dos progenitores deste movimento. As palavras escritas foram usadas para exprimir a sua frustação, protestando contra aquilo que consideravam estar errado no mundo, tendo ficado conhecidos como a "Geração Beat".
Nos anos 50 o movimento crescera e expandira-se. Nos café eclubes de jazz juntavam-se para conversar e declamar poesia. Foi destes espaços que emergiram os "Beatniks", caracteristicamente vestidos com roupas informais (shabby), os homens de barba, usando óculos escuros a qualquer hora do dia. Usavam frequentemente a expressão "I'm hip". Dizia-se que o seu modo de se expressar era "hip", e avia quem lhe chamasse "Hipsters", e a expressão evoluiu até aos"Hippies".
Foram os hippies que trouxeram o movimento dos cafés para o campus universitários, e a universidade de Berkley tornou-se seu centro. Um momento crucial ocorreu ali em 1964, com "Free Speech Movement" (Movimento pela Liberdade de Expressão). A reitoria proibiu a distribuição de material de protesto fora dos portões da universidade. Perante a recusa dos estudantes foi chamada a polícia. Adecisão de levantar processos aos estudantes levou-os a ocupar o edifício da Reitoria. Em Março de 1965 os estudantes da Universidade de Michigan levaram a cabo a primeira ação com o objetivo de mostrar que a guerra do Vietnam era imoral e que os EUA deveriam a abandonar.
O movimento estudantil contestava injustiças social tais como o racismo, a pobreza, inferioridade direitos dasmulheres. A guerra do Vietnam começou gradualmente a ser contestada. Os protestos e manifestações tornaram-se frequentes, por vezes em confrontação com a polícia. Os incidentes mais graves ocorreram na Universidade de Kent, onde a Guarda Nacional disparou sobre manifestantes, matando quatro estudantes.



















O MOVIMENTO


O termo derivou da palavra eminglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco, um artigo do jornalista Michael Smith. * A eclosão do movimento se deu em consequência do surgimento da chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que, primeiramente, assumiram os...
tracking img