Arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sun Tzu A arte da guerra
Tradução do inglês e Interpretação Luiz Figueiredo

2002

Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu A ARTE DA GUERRA, ensinando estratégias de combate e táticas deguerra. Uma das histórias mais repetidas sobre Sun Tzu descreve o modo pelo qual ele empregava as "concubinas" para demonstrar, no palácio, ao rei, exemplos de manobras de combate e deslocamentos de tropas.

___________________________________________________ Luiz Figueiredo http:://www.suntzu.hpg.com.br

foi realizada em 1772, pelo padre jesuíta J.J.M.Arniot, publicada em Paris. Em 1782,foi realizada uma nova impressão dessa obra, ordenada por Napoleão Bonaparte. No século XIX, surgiram as traduções em outros idiomas. Hoje, das poucas traduções disponíveis feitas a partir dos originais em chinês para o idioma inglês, a versão de 1963 de Samuel B. Griffith é a mais aceita e consultada.
Tiras de bambu contendo trechos originais da "Arte da Guerra"

Em 1972, escavações na Chinarevelaram alguns capítulos adicionais, ampliando a versão tradicional e facilitando a interpretação de algumas passagens.

Atualmente... Seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também, em quase todos os ramos da atividade humana. Seus ensinamentos alcançam todos os indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suasconcorrentes.

A guerra é um dos assuntos mais importantes do Estado. É o campo onde a vida e a morte são determinadas. É o caminho da sobrevivência ou da desgraça de um Estado. Assim, o Estado deve examinar com muita atenção este assunto antes de buscar a guerra.

Resultado de uma guerra Para prever-se o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições e as de nossoinimigo, baseados em cinco fatores. Os cinco fatores são os seguintes: caminho, clima, terreno, comando e doutrina.

___________________________________________________ Luiz Figueiredo http:://www.suntzu.hpg.com.br

acordo com a de seus O terreno indica as governantes. Assim, condições da as pessoas irão compartilhar do medo natureza: se o campo A doutrina diz de batalha está perto e daaflição da respeito à organização ou longe, se é guerra, porém, eficiente, à existência estrategicamente estarão ao lado dos de uma cadeia de fácil ou difícil, se interesses do estado, comando rígida e a amplo ou estreito, e qualquer que seja o uma estrutura de se as condições são caminho escolhido. apoio logístico. favoráveis ou desfavoráveis à chance de sobrevivência.

Poder relativo entre as forçasPara comparar as forças e avaliar o poder relativo entre elas, devese realizar as seguintes perguntas: Qual povo escolheu seu caminho ? Qual comandante tem mais habilidade? Qual dos lados tem a vantagem do clima e do terreno ? Qual dos exércitos manifesta uma disciplina mais efetiva? Qual dos lados possui superioridade militar? Qual dos lados tem os soldados mais bem treinados? Qual dos ladospossui um sistema de recompensas e de castigos mais justo e claro?

___________________________________________________ Luiz Figueiredo http:://www.suntzu.hpg.com.br

Se ponderarmos com sabedoria estes fatores, poderemos prever o resultado de uma batalha. O comandante que leva em consideração minhas afirmações ou estratagemas ganhará as batalhas e permanecerá à frente de suas tropas. Se ele nãoseguir estes conselhos sofrerá derrotas e será afastado.

Dissimulação Qualquer operação militar tem na dissimulação sua qualidade básica. Um chefe: • se for capaz deve fingir ser incapaz; • se estiver pronto, deve fingir-se despreparado; • se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe. Um bom chefe deve: • oferecer uma isca para fascinar o inimigo que procura alguma vantagem; •...
tracking img