Arte barroca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

Este trabalho tem como objetivo mostrar um breve relato do desenvolvimento da Arte Barroca no Brasil. Este estilo da arte foi criado na Europa no século XVII, e que chegou ao país através dos colonizadores europeus.
Em especial, será comentada apenas sobre seu período no Brasil. No decorrer, pode-se perceber como geralmente ocorreu a Arte Barroca, que acabou tendo traçosparticulares brasileiros. A expressão artística Barroca teve aproximadamente 200 anos de atividades, sendo que no Brasil durou 60 anos a mais do que na Europa.
A Arte Barroca era intimamente ligada a Igreja, muito luxuosa, exuberante e rica, e como o Brasil na época era uma colônia rica, o estilo se espalhou praticamente por todos os estados brasileiros, principalmente por Minas Gerais, Bahia, Riode Janeiro e Pernambuco, onde também surgiram os artistas Barrocos brasileiros mais importantes e mais conhecidos.
O texto cita também, as fases pelas quais o estilo Barroco passou durante seu período no Brasil, trazendo varias imagens como exemplos e mostrando algumas das obras de grande expressão da Arte Barroca.

BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelobarroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento. As cidades são: Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Sabará, Congonhas do Campo e SãoJoão del Rey. Mas bem antes já tinham sido construídas na Bahia as primeiras igrejas barrocas.
O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar epela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nasregiões mais ricas.
É na antiga capital Salvador - principal centro econômico da região mais rica do país - que se concentrava o intercâmbio comercial entre a metrópole e a colônia: de lá zarpavam as riquezas nacionais em direção a Portugal e para lá se dirigiam os comerciantes europeus que traziam consigo os produtos, os costumes e a gente do Velho Continente. Frutos dessa riqueza, monumentos degrande valor histórico e quase mil casarões seculares localizam-se no chamado centro velho de Salvador - o Pelourinho -, tombado pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade em 1983.
O Barroco se espalhou praticamente por todos os estados brasileiros, mas foi nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco que teve a sua maior expressão artística, com mais afluência,mais exuberância e riqueza. Em São Paulo, se comparado à arte de Minas Gerais, pode-se considerar um tanto quanto pobre. No estado de Goiás, o Barroco é bem modesto, pela falta de pessoas competentes nesta área e pelo fato do ouro ter tido apenas escassos 20 anos na região. O Mato Grosso é uma região pobre em arte Barroca, em virtude das condições locais, materiais e emocionais. E no Sul, apesar dese afirmar que não exista arte Barroca, a verdade é que existem alguns remanescentes barrocos bem modestos, raros, mas muito belos.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas...
tracking img