Arte barroca

INTRODUÇÃO.

Este trabalho tem como objetivo mostrar um breve relato do desenvolvimento da Arte Barroca no Brasil. Este estilo da arte foi criado na Europa no século XVII, e que chegou ao paísatravés dos colonizadores europeus.
Em especial, será comentada apenas sobre seu período no Brasil. No decorrer, pode-se perceber como geralmente ocorreu a Arte Barroca, que acabou tendo traçosparticulares brasileiros. A expressão artística Barroca teve aproximadamente 200 anos de atividades, sendo que no Brasil durou 60 anos a mais do que na Europa.
A Arte Barroca era intimamente ligada aIgreja, muito luxuosa, exuberante e rica, e como o Brasil na época era uma colônia rica, o estilo se espalhou praticamente por todos os estados brasileiros, principalmente por Minas Gerais, Bahia, Riode Janeiro e Pernambuco, onde também surgiram os artistas Barrocos brasileiros mais importantes e mais conhecidos.
O texto cita também, as fases pelas quais o estilo Barroco passou durante seuperíodo no Brasil, trazendo varias imagens como exemplos e mostrando algumas das obras de grande expressão da Arte Barroca.

BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelobarroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro(século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento. As cidades são: Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Sabará, Congonhas do Campo e SãoJoão del Rey. Mas bem antes já tinham sido construídas na Bahia as primeiras igrejas barrocas.
O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início doséculo XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e...
tracking img