Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSPENÇÃO PREDIAL DRF/VCA
Tipo de imóvel: edifício com elevador

A atual sede desta delegacia ocupa imóvel próprio da união, situado na Praça Virgilio Ferraz, nº 32, Centro, CEP 45015-903. A localização no centro da cidade e a boa infraestrutura predial do imóvel são elementos positivos e facilitadores para o contribuinte que necessita de atendimento presencial, restando, como ponto negativo,a dificuldade para estacionamento de veículos e acessibilidade para portadores de necessidade especiais. Apesar de uma boa infraestrutura predial, o imóvel já d[a sinais claros de necessidade de intervenções para recuperações ou melhorias.

INFRAESTRUTURA
FACHADA
Considerando a fachada um dos principais sistemas construtivos da edificação, sob o ponto de vista de valorização. Foram observadasinúmeras anomalias existentes na fachada. Destacam-se como as de maior incidência:

1. Infiltrações de água e formações de fissuras em revestimentos devido à ausência de elementos arquitetônicos, tais como: beirais, rufos, frisos, rodapés, soleiras, respaldos, cantoneiras e outros detalhes fundamentais para a proteção da edificação contra a ação danosa das águas, favorecendo o seu direcionamentoatravés das fachadas, evitando contatos diretos excessivos com a mesma.

2. Destacamentos de revestimentos devido à presença de fissuras, perda de aderência, infiltrações.

3. Fissuras relacionadas a movimentações térmicas entre componentes de estrutura e vedação, devido à falta de reforços em revestimentos de argamassa.

4. Manchas de umidade e eflorescências.

ESTRUTURA
O imóvelapresenta pequenos problemas de manutenção civil. A exemplo de infiltrações junto a perfis de alumínio, em esquadrias de pavimentos tipo e também em paredes/tetos do terceiro e segundo subsolos. Das principais anomalias constatadas nas estruturas, as mais comuns estão ligadas à formação de fissuras ou à perda parcial do monolitismo das peças (destacamentos do concreto e perdas de seção das peças),sendo essas aberturas classificadas em:
Fissura: é um seccionamento na superfície ou em toda seção transversal de um componente, com abertura capilar, provocando tensões normas ou tangenciais. As fissuras podem ser classificas como ativas (variação da abertura em função de movimentações hidrotérmicas ou outras) ou passivas (abertura constante).

Trinca: é uma abertura em forma de linha que aparecena superfície de qualquer material sólido, proveniente de evidente ruptura de parte de sua massa, com espessura de 0.5 milímetros até 1.0 milímetros. Quando a flexibilidade do sistema reticulado, por problemas patológicos, apresenta riscos, surgem rachaduras e fendas, ambas de maior gravidade, se comparadas às fissuras e trincas, recomendando se uma consulta junto a um engenheiro ou arquiteto,especialista e estudioso da matéria.

Rachadura: é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido proveniente de acentuada ruptura de sua massa, podendo-se “ver” através dela e cuja espessura varia de 1,0 milímetros até 1,5 milímetros.

Fenda: é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de acentuada ruptura de suamassa, causando sua divisão em partes separadas, com espessura superior a 1,5 milímetros.

Foi comprovado que as mesmas anomalias encontram-se em elementos estruturais (lajes, vigas, pilares e alvenaria) principalmente no 3º Sub. onde está concentrada a maior carga estrutural.

Enquanto a verificação da estabilidade ou do progresso da anomalia, não foi identificada se a mesma é ativa (que aindaestá se movimentando) ou passiva (a movimentação ocorreu e já se estabilizou). Há diversos processos de controle, sendo os mais práticos e comuns:

* Preenchimento da abertura com selo de gesso. O fissuramento do gesso indica a continuidade da movimentação.

* Fixação de plaqueta de vidro no local, com marcas de referências, observando- se o eventual deslocamento desta.

No tocante às...
tracking img