Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objectivo identificar o conceito de Ergonomia e estudar as suas funções nos postos de trabalho. O assunto deste trabalho também abordara assuntos como: zonas de trabalho, as posturas correctas no posto de trabalho, a ergonomia aplicada à informática, benefícios da ergonomia, entre outros. Para a realização do trabalho ira ser utilizado o módulo e a internet.A relação dos trabalhadores com o seu ambiente de trabalho torna-se cada vez mais importante, neste tempo de mudança e de competitividade. O sistema ergonómico é constituído por um conjunto de homens, máquinas, instrumentos e procedimentos, interagindo entre si, num determinado ambiente.

Ergonomia

A palavra ergonomia, cada vez mais familiar e de uso corrente, deriva de duas palavras gregas,ergos (trabalho) e nomos (estudo), significa «os costumes, hábitos e leis do trabalho» e foi inventada porque houve necessidade de uma palavra que exprimisse o estudo cientifico do homem e do seu trabalho. A Ergonomia como disciplina, teve as suas origens na Segunda Guerra Mundial, mais propriamente em 1949, quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens e máquinas -a selecção e o treino. Posteriormente, a ergonomia desenvolveu-se em numerosos países industrializados, como a França, Estados Unidos, Alemanha, Japão e países escandinavos.
Numa empresa ou organização, em que a competitividade e a força do mercado onde esta opera, são parâmetros fundamentais de Gestão, a Ergonomia é uma das áreas de formação susceptíveis de acrescentar valor. Assim, modalidadesde intervenção ergonómica serão diferentes, em termos de objecto, objectivo, contexto e dimensão da intervenção. “A Ergonomia é entendida como o domínio científico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa da optimização das condições de trabalho, visando de forma integrada a saúde e o bem-estar do trabalhador e o aumento da produtividade.”
Segundo o famoso arquitecto Le Corbusier «uma casa éuma máquina dentro da qual se vive», pelo que todo o mobiliário e os apetrechos devem também ser concebidos a partir do homem e para o homem.
A Ergonomia estuda vários aspectos da relação da pessoa com as condições de trabalho, desde a sua postura e movimentos corporais (sentados, em pé, estáticos e dinâmicos, em esforço ou não), aos factores ambientais (os ruídos, vibrações, iluminação, clima eagentes químicos), aos equipamentos, sistemas de controlo, cargos e tarefas desempenhadas.
Pode ser caracterizada segundo quatro níveis de exigências:

* As exigências tecnológicas: técnicas de produção,
* As exigências econômicas: qualidade e custo de produção,
* As exigências sociais: melhoria das condições de trabalho,
* As exigências organizacionais: gestãoparticipativa.

“A Ergonomia é uma ciência que visa o máximo rendimento, reduzindo os riscos do erro humano ao mínimo, ao mesmo tempo que trata de diminuir, dentro do possível, os perigos para o trabalhador. Estas funções são realizadas com a ajuda de métodos científicos e tendo em conta, simultaneamente, as possibilidades e as limitações humanas devido à anatomia, fisiologia e psicologia". –Organização Mundial da Saúde.

Áreas de competência da Ergonomia

As áreas de competência da Ergonomia residem nas seguintes áreas de conhecimento: 1 Ergonomia Física - diz respeito às características humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a actividade. Os tópicos relativos incluem posturas de trabalho, manipulação de materiais, movimentosrepetitivos, lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, Lay-Out do posto de trabalho, segurança e saúde. 2 Ergonomia Cognitiva - diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, e resposta motora, que afectam as interacções entre os humanos e os outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem a carga de trabalho mental, tomada de decisão,...
tracking img