Art nouveau e arts and crafts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Art Nouveau

Gold and enamel pectoral , Medusa
René Lalique - Design de Produto

Display Cabinet (1900) , Cadeira
Eugène Gaillard - Design de Produto

Propaganda Biscoitos Lefevre Utile(1896)
Alphonse Mucha- designer gráfico

Le Sphinx Mystérieux, (1897) , In hoc signo vinces (1897)
Charles van der Stappen – esculturas

Templo Expiatório da Sagrada Família
Barcelona, 1882Antoni Gaudi – Arquiteto

Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo, muito utilizado nasArtes Aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras.
A art nouveau caracteriza-se pelo dialogo com a produção industrial em série. Os novos materiais domundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento), assim como são valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. Nesse sentido, o estilo acompanha de perto osrastros da industrialização e o fortalecimento da burguesia.
Nas obras de Rene Lalique observamos o uso de muitas curvas repentinas e violentas e também inspiração na natureza com uma simplicidade emodernidade perceptível, resultando em joias características do movimento.
Eugène Gaillard usa em seus móveis linhas simples e curvadas remetendo ás flores , criando uma mobília moderna e clássica aomesmo tempo.
Percebe-se nos trabalhos de Mucha que eles caracterizaram-se frequentemente por jovens mulheres no estilo vagamente neoclássico, muitas vezes rodeadas por flores exuberantes que formam àsvezes coroas por trás de suas cabeças, faz uso de tons pasteis e arabescos , muito utilizados na art nouveau.
Charles van der Stappen trabalhou com derivados de modelos gregos e romanos e da arte doRenascimento italiano com detalhe naturalista e ação fugaz, adicionando características do movimento com as linhas e curvas naturais.
Na arquitetura de Gaudi hipérboles e parábolas em janelas,...
tracking img