Art nouveau em paris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RoCOCÓ

Introdução

Rococó foi um estilo de arte desenvolvida no século XVIII, e na França foi o ápice de seu desenvolvimento. Os artistas procuravam valorizar o uso de linhas em formato de concha e exercer uma função decorativa da arte. A palavra “Rococó” deriva-se da palavra francesa rocaille(concha), que era uma forma de se decorar jardins.
O Rococó procurou afastar preceitos estéticospredominantes no reinado do rei Luís XIV para introduzir o uso de linhas soltas e curvas flexíveis, associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro.
Na França estabeleceu-se uma relação direta com a burguesia francesa, já que ressaltava a luxuosidade e o comportamento do “mundo burguês”.
O Rococó Inglês foi marcado porThomas Chippendale foi um dos grandes nomes no século XVIII, Ele foi chamado de "mestre da linha curva."
Chippendale produziu toda espécie de mobiliário, usando na ornamentação grande variedade de motivos. Atribui-se a ele tantas peças, que se tornou impossível dissociar seu nome que quase todo o trabalho inglês em estilo rococó, principalmente cadeiras na metade do século XVIII. Havia a arte decombinar as proporções, um justo conceito de unidade e um notável padrão de elegância.

Mobiliário do Rococó Francês

O rococó é um estilo que desenvolveu-se no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. De modo geral, a arte que se desenvolveu dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, aristocrática e convencional. Foi uma arte que sepreocupou em expressar apenas sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica de uma execução perfeita.

Mesa Tilsit
Recebeu o seu nome do fato suposto de ter sido nela assinado o Tratado Franco-Russo de Tilsit (1807). Os trançados adereços em relevo e as elaboradas pernas, dão a esta peça uma qualidade rica e algo austereo.

Os móveis foram um importantíssimo complemento da construçãoarquitetônica. De um lado isto decorre da exigência, de determinados arranjos. De outro lado a variedade cromática, devido ao emprego de madeiras raras marchetadas, ornadas de frisos dourados, é acompanhada pelo requinte de suas linhas.


Os artistas abriram mão de sua simetria e tornam suas produções cada vez mais ornamentadas, floridas e alegres. Os ambientes em estilo rococó eram feitos como obrasde arte, com mobiliário elegante e ornamentado, pequenas esculturas, espelhos decorativos, e tapeçarias complementando a arquitetura, além de relevos e pinturas em murais.
[pic] [pic]
Espelhos com moldura em estilo rococó, com policromia a ouro Francês, datado do começo do século XX.
O Rococó foi visto um pouco, com certo desdém pelos artistas do período, principalmente naItália era visto com desprezo, tendo sido até mesmo sinônimo de uma arte fútil, de mau gosto e exagerada.
Neste período os móveis eram executados com proporções mais reduzidas e harmoniosas, com ornamentos mais leves e delicados, dispostos assimetricamente. Além das conchas e curvas, que passaram a ser usadas estilizadas e mais livres, foram introduzidos novos motivos decorativos, como atributos aoamor, à música e a ciência, flores, que se tornaram o emblema feminino e levaram os motivos florais a predominarem tanto no entalhe como na marchetaria.

Exemplos de Rococó Francês:

[pic] [pic]





O mais original de todos os estilos de arte franceses é o Luís XV, que rejeitou influências e tradições de fora, criando um estilo mais essencialmente francês, livre da inspiraçãoclássica greco-romana. Mas não ficou livre de influências: derivado do Barroco recebeu um toque oriental da Turquia e da China trazido pela Companhia das Índias.

[pic] [pic] [pic]



[pic] [pic] [pic]

Também foram muito utilizados os elementos dourados e prateados, as aplicações em bronze e, complementando os aspectos decorativos, usou-se a superfície dos móveis com...
tracking img