Trabalho de entomologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Biologia
Disciplina Entomologia Geral












Relatório de Aulas Práticas











Alunos:









Recife, 26 de setembro de 2008
INTRODUÇÃO

Os invertebrados formam um grupo extremamente grande e diversificado. De todas as espécies de animais descritas até hoje, aproximadamente 96% sãoinvertebrados, ou seja, são animais que não possuem coluna vertebral. Dentro dos invertebrados encontra-se a diversificada classe dos insetos – Insecta. A classe Insecta faz parte do Filo Arthropoda, que são animais com corpo segmentado e com regiões distintas (heteronomia), recoberto por um exoesqueleto e que possuem uma simetria bilateral com apêndices pares e articulados (que dá nome ao Filo),aparelho circulatório dorsal, ausência de epitélio ciliado e sistema nervoso ventral (Borror, D. J. 1992). Sua impressionante biodiversidade (David Pimentel, 1999), os levaram a ocupar quase todos os habitats terrestres, e muitos aquáticos, ocupando desde as sombrias e gélidas profundezas do lago Baikal (Walker, T.J. 2001) até poças de petróleo bruto (Borror, D. J. 1992).
* Caracteristicas daclasse
As principais características dos insectos incluem cabeça, tórax e abdómen distintos, todos com função determinada.
A cabeça suporta o aparelho bucal, cuja forma e composição pode ser muito variada, e a maioria dos órgãos sensoriais (olhos e antenas). Apresenta, assim, os seguintes apêndices: um par de antenas; armadura bucal - formada por peças especializadas em mastigar, sugarou lamber e que inclui: um par de mandíbulas; um par de maxilas; lábio - corresponde às segundas maxilas fundidas.
Classificação dos insetos
Subclasse Apterygota ou Ametábola
Compreende insetos que primitivamente não apresentam asas; Abdome com estilos e cercos, sem evolução por fases intermediárias.
Ordem Thysanura - traças de livros
Ordem Collembola - "pulgas de jardim" - "pulgas de jardim"- "pulgas de jardim" - "pulgas de jardim"
Subclasse Pterygota
Insetos ápteros ou alados (com asas), com evolução hemi ou holometábolo.
Hemimetábolo : Insetos com metamorfose simples.

OBJETIVOS

As aulas práticas tiverem por finalidade a observação, acompanhada dos conceitos básicos, das diferentes estruturas de diversos insetos. Os representantes principais foram: gafanhotos(Orthoptera), besouros (Coleoptera), bicho-pau (Phasmatodea) e baratas (Blattaria), entre outros. As principais partes componentes foram os tipos: asas, pernas, aparelhos bucais; e as diversa características morfológicas dos Hexapoda.
Foram vistas as partes componentes foram vistas a olho nú, de forma mais superficial, e com o auxilio de lupas, para uma visão mais eficiente.METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi a observação dos animais embebecidos no formol, a olho nu e com ajuda da lupa, quando necessário alguns animais foram destrinchados em partes para uma observação mais apuradas das peças “interna”.
Os materiais utilizados foram: Placa de petri, realia, finça e lupa.








RESULTADOS

Aula prática 1: Morfologia externa dos hexapodas,observação da cabeça (partes constituintes), tórax e abdomem


Cabeça: Na cabeça estão presentes os apêndices fixos (olhos compostos presente principalmente em adultos e oceolos que podem ser laterais e dorsais e ocorre especialmente em larvas). E os apêndices móveis que são as antenas que está presnte em todos os adultos (um par) e tem a função sensorial., e o aparaelho bucal ectógnato.
No tóraxsão escontrados:
• apêndices locomotores: Prenas e asas
• Pernas, que podem ser prototorácica, mesotorácica e metatorácica.
• Asas, Ápteros ( sem asas), Dípiteros ( duas asas ) e Tetroapteros ( quatro asas)
No Abdomem foram observados as seguintes características e estrutura:
• Ségemntação típica
• Ausência de apêndeces locomotores
• Máximo de 12 urômeros
•...
tracking img