Arranjo fixo e fluxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Organizar ou mudar o arranjo físico em uma empresa é considerado uma atividade difícil e de longa duração devido às adaptações necessárias que devem ser realizadas num espaço físico que geralmente englobam as máquinas, equipamentos e pessoas – denominadas recursos de transformação - na cadeia de produção. Alguns detalhes relativamente pequenos em relação ao arranjo físico como,por exemplo, a má localização de uma máquina ou um computador, pode afetar a realização de um serviço, gerar custos, comprometer a eficácia geral da produção ou em alguns casos trazer riscos à integridade física de funcionários e clientes (SLACK, 1999).
A maneira pela qual todos os componentes de transformação, inclusive as pessoas, são distribuídos é algo de extrema importância para as empresas,tão logo determinar o arranjo físico em um processo produtivo, seja de manufatura ou operações de serviços influência no rendimento do trabalho à medida que este pode poupar custos e evitar desperdícios de recursos que podem ser causados devido à má distribuição de máquinas e equipamentos (CURY, 2006).
Além disso, uma distribuição adequada das máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho éfator determinante na prevenção de acidentes, pois objetos e equipamentos mal distribuídos podem trazer desconforto para a mão-de-obra e proporcionar riscos a integridade física dos trabalhadores (BORBA, 1998).
Sendo assim, as organizações devem escolher qual o melhor tipo de arranjo físico a ser utilizado no trabalho para que este não prejudique a produtividade e a segurança dos seus funcionários.1.1 TEMA DO TRABALHO

Para Severino (2002, p. 160), delimitação do tema “é o momento de se caracterizar de maneira mais desdobrada o conteúdo da problemática que vai se pesquisar e estudar”.
O tema do trabalho é arranjo físico. O objetivo é proporcionar maior produtividade e segurança aos funcionários na realização dos serviços no setor de manufatura da empresa Agrodiesel.
Definir oarranjo físico em uma empresa é uma atividade que tem por objetivo proporcionar uma melhor distribuição das máquinas, equipamentos e pessoas no ambiente de trabalho de forma a aumentar a produtividade dos funcionários e reduzir custos provenientes da perda de tempo nas operações, que são causadas pela má distribuição de seus recursos transformadores (MOREIRA, 2004).
Para Borba (1998, p. 4), “ocampo do arranjo físico é internamente a empresa, definindo e integrando os elementos produtivos. Não é somente uma disposição racional das máquinas, mas também, o estudo das condições de trabalho”.
Certas empresas definem seu arranjo físico de acordo com seu produto, outras distribuem seus equipamentos priorizando o processo, o que acontece nas fábricas que tem uma linha de montagem, como porexemplo, as grandes montadoras de veículos.
Conforme Slack (1999, p. 160),

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com a localização física dos recursos de transformação. Colocado de forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. Também determina a maneira segundo a qual os recursos transformados– materiais, informações e clientes - fluem através de uma operação.

Para compreender melhor a importância do arranjo físico é preciso ter uma visão interna da organização. A maneira pela qual os equipamentos, maquinários e os departamentos são distribuídos determinam e influenciam em todo o processo produtivo. Outro aspecto importante do arranjo físico é a impressão que pode causar no cliente.Ou seja, quando uma pessoa entra pela primeira vez em uma empresa o que ela repara é sua forma e aparência (SLACK, 1999).
Para Oliveira (2004, p. 354),

O arranjo físico adequado proporciona para a empresa maior economia e produtividade, com base na boa disposição dos instrumentos de trabalho e por meio da utilização otimizada dos equipamentos de trabalho e do fator humano alocado no...
tracking img