Arquivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

ATIVIDADE ESTRUTURA DE MACARRÃO

SOROCABA - SP BRASIL MARÇO – 2013

Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

ATIVIDADE ESTRUTURA DE MACARRÃO

Profª. Engª. Camila Alexandrino Moura

Regras para a execução de atividade em sala de aula – parte integrante da disciplina deIntrodução à Engenharia Civil do curso e Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS.

SOROCABA - SP BRASIL MARÇO – 2013

Sumário

1 - Introdução .......................................................................................................................... 4 2 - Disposições Gerais.............................................................................................................. 4 3 - Normas para a construção da torre: .................................................................................. 4 4 - Relatórios / Datas Importantes .......................................................................................... 6 5 - O Teste de Carga................................................................................................................ 6 6 - A Avaliação ......................................................................................................................... 7 6.1 - O Vencedor:................................................................................................................ 7 7 - Considerações Gerais:........................................................................................................ 7

1 - INTRODUÇÃO
A realização de uma estrutura (uma torre) utilizando como material de construção o macarrão tipo spaguetti é uma atividade desenvolvida com um conjunto de regras no intuito de promover aos alunos, do curso de Introdução à Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil, um aprendizado que permita uma visão básica da teoria das estruturas. Com aconstrução desta torre a partir de macarrão pretende-se proporcionar ao aluno o entendimento do relacionamento entre a ciência e a tecnologia.

2 - DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Cada grupo poderá participar com apenas uma torre. 2. Antes da realização dos testes de carga das torres, cada grupo deverá apresentar uma estimativa do valor da carga de colapso de sua torre e uma lista das colas utilizadas na suaconstrução.

3 - NORMAS

PARA A C ONSTRUÇÃO DA TORRE:

1. Os únicos materiais que poderão ser utilizados na construção da torre são massa de macarrão do tipo espaguete número 7 da marca Barilla (não serão aceitos outra marca) e colas transparentes do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a uniãodas barras nos nós. Outros tipos de cola poderão ser admitidos se submetidos previamente à consideração da professora. 2. A função da cola deve ser apenas de unir os fios de macarrão, e não estrutural; 3. A cola a ser utilizada deve ser transparente; 4. Não pode haver excesso de cola (plástica) nas junções; 5. A torre não pode receber nenhum tipo de revestimento ou pintura; 6. Normalmente, o brilhoexcessivo no macarrão pode caracterizar revestimento, o que não será permitido; 7. A torre será submetida a cargas até a ruptura 8. A torre deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.

9. O peso da torre (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 600 g; 10. A torre deve ter uma altura mínima de 0,70m (70 cm), abase pode ser apoiada em, no máximo, 4 pés, distantes um do outro no mínimo 18cm, com no máximo 3,24 cm² de área em contato com o solo cada, e elevando a estrutura, no mínimo em 5cm do piso. No topo deve existir uma área de 324 cm² para receber a carga (ver FIGURA 3.1) 11. O topo deve ser nivelado para receber a carga de teste. Caso a torre se apresente instável, e/ou fora de nível, a comissão...
tracking img