Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAROS AMIGOS!
Bem vindos ao nosso primeiro estudo do grupo Loucos por Arte, onde iremos pesquisar e comentar várias questões sobre arquitetura e trocar conhecimentos sobre História da Arte, da Arquitetura, desenho à mão livre, desenho técnico, enfim, sobre a profissão.
Nesse primeiro momento o assunto que estará em pauta são fundamentos específicos e essenciais do desenho técnico: É claro queao falar de desenho técnico estaremos falando do desenho de arquitetura.

Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos seguindo critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto faz o projeto e coordena a construção ou a reforma de prédios e casas. Ele esboça a planta e determina os materiais a serem empregados. Preocupa-se em ocupar o espaço disponível,levando em conta a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Como urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros.
Habilidades e aptidões necessárias:
Interesse pelas artes, criatividade, perfeccionismo, sensibilidade, organização, capacidade de observação, habilidade numérica, gosto pelo trabalho em equipe, meticulosidade e exatidão.

Importante para os acadêmicos:O desenho computacional através de seus programas direcionados à arquitetura (AutoCad / SketchUp / Revit / 3DMax...), trouxe agilidade a vida do arquiteto fazendo com que projetos se concluam em uma escala de tempo curto.É claro que nós arquitetos temos que seguir acompanhando a evolução do tempo, mas olhando por um lado negativo, essa praticidade traz ao mercado cada vez mais arquitetos que sequer sabem criar / desenhar a mão livre ou até mesmo um desenho técnico em uma prancheta; ou seja, a sua essência esta se dissipando com a ausência do saber desenhar. Vocês acadêmicos nunca se esqueçam que a essência de um arquiteto é o desenho então não excluam suas pranchetas, um bom arquiteto que se preze tem e sempre terá sua prancheta e é claro um bom material faz a diferença na apresentaçãode seus trabalhos.
Segue abaixo, materiais fundamentais para um bom desempenho na vida de um arquiteto dentro e fora da Universidade.
Prancheta c/ Régua Paralela
Escalímetro
Esquadros
Compasso
Mata Gato
Gabaritos (Sanitário, Mobília, Eletro e Bolômetro) escala de 1/50...
Pasta A3 P/trabalhos
Lapiseiras (0.3, 0.5, 0.7, 0.9 mm)
Canetas Nanquim
Papel Manteiga
Papel Vegetal
Papel CansonPapel Couché
Canudo P/guardar projetos
Flanela
Fita crepe
Estojo P/guardar materiais
Apontador
Borracha macia
Borracha de areia
Limpa tipos
Bússola
Lápis (HB, B, 2B, 5B, 6B)
Lápis de cor aquarelado
Giz pastel seco
Aquarela
Canetinhas (Magic color ou Prismacolor...)
Esfuminho
Estilete
Tesoura
Régua de aço
Trena
Pincel de cerdas macias
Cola Cascorez
Álcool em gel
PinçaDesenho Arquitetônico:
O desenho arquitetônico é, em um sentido estrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e a representação de projetos de arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla, porém, o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo deprojeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). Desta forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, este tipo de desenho costuma ser uma disciplina importante nosprimeiros anos das faculdades de arquitetura. O desenho arquitetônico também costuma se constituir em uma profissão própria: os desenhistas técnicos (ou a sua versão atual, representada pelos cadistas - ou manipuladores dos softwares CAD) são comuns nos escritórios de projeto.

História:
O desenho começou a ser usado como meio preferencial de representação do projeto arquitetônico a partir do...
tracking img