Quimica geral 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química – Reações I
* Objetivo: o objetivo da prática é a classificação das reações experimentais quanto ao tipo de reação (síntese, decomposição, etc), quanto a variação do nox dos elementos envolvidos e a absorção ou liberação de calor durante as mesmas. Temos também como finalidade observar fatores que influenciam na velocidade das reações.
* Experimental- Materiais:
*Tubos de saio *Estante
*Pipeta graduada de 5,0 ml *Pinça Metálica e de madeira

- Reagentes:
*Cloreto de Amônio (NH4Cl) * Cobre Metálico (Cu)
*Carbonato de Cálcio em pedaços e em pó (CaCO3)
*Bombril/Ferro (Fe) *Dióxido de manganês(MnO2)
*Magnésio Metálico (Mg) *Ácido clorídrico concentrado (HCl)* Hidróxido de Amônio concentrado (NH4OH)
*Papel indicador * Água oxigenada (H2O2)
* Solução de 10% v/v de ácido clorídrico (HCl)
- Soluções de concentração (0,1 mol/L):
* Nitrato de Prata (AgNO3)
* Sulfato cúprico ( CuSO4)
* Nitrato Plumboso [Pb(NO3)2]
* Cloreto férrico (FeCl3)
* Iodeto de potássio (KI)
* Ferrocianeto de Potássio (K4[Fe(CN)6])
* Cromato dePotássio (K2CrO4)
* Tiossulfato de sódio (Na2S2O3)
* Ácido sulfúrico (H2SO4)
- Métodos:
* I.1: Colocou-se uma pequena quantidade de cloreto de amônio sólido (NH4Cl) em um tubo de ensaio e em seguida foi acrescentado à extremidade aberta do mesmo um papel indicador umedecido com água. Com o auxilio da pinça de madeira, o tubo foi aquecido diretamente em chama forte do bico deBunsen (Reação 1).
* I.3: Um pedaço de cobre metálico (Cu) foi adicionado junto a 1,0 ml de solução de nitrato de prata (AgNO3) em um tubo de ensaio e colocado em repouso na estante (Reação 1).
* I.4: Foi colocado 1,0ml da solução de nitrato plumboso [Pb(NO3)2] em um tubo de ensaio junto a 1,0 ml da solução de iodeto de potássio (KI) e em seguida agitado(Reação 1) Adicionou-se uma quantidade deágua deionizada ao tubo, aquecendo-o em seguida, em chama branda, no bico de Bunsen até dissolver totalmente o precipitado (Reação 2). Por fim o tubo foi deixado esfriando na estante.
* I.5: Adicionou-se 1,0 ml de solução de cloreto férrico (FeCl3) e 1,0ml de solução de ferrocianeto de potássio (K4[Fe(CN)6]) em um tubo de ensaio o qual foi agitado em seguida (Reação 1).
* I.6: Com o auxilio deuma pinça metálica, segurou-se um pedaço de magnésio metálico (Mg) e a ponta da pinça foi introduzida na zona oxidante da chama do bico de Bunsen (Reação 1).

* I.7: Foram colocados em dois tubos de ensaio um pedaço de Bombril (Fe) e adicionado respectivamente 1,0ml de solução de sulfato cúprico (CuSO4)(Reação 1) e 1,0ml de solução de ácido clorídrico(HCl) (Reação 2). Ambas as reações foram emseguida aquecidas em banho-maria.
* I.8: Colocou-se 1,0ml de solução de cromato de sódio (Na2CrO4) em um tubo e foram acrescentadas algumas gotas de solução de nitrato de prata (AgNO3) (Reação1), agitando em seguida.
* II.1 (LUZ) : Em dois tubos foram, adicionadas soluções de ácido clorídrico (HCl) e nitrato de prata (AgNO3) . Um dos tubos foi exposto à luz solar, enquanto o outro foi guardadoem um armário.
* II.2 (TEMPERATURA): Em dois tubos colocou-se um pedaço de Bombril. Um foi aquecido no bico de Bunsen até o momento da ebulição (Reação 1), enquanto o outro permaneceu na estante (Reação 2).
* II.3 (SUPERFÍCIE DE CONTATO): Em dois tubos foram colocadas pequenas quantidades equivalentes de carbonato de cálcio (CaCO3) em pó e em pedaços, respectivamente, acrescentando a cada um3,0ml de solução de ácido clorídrico (HCL).
(Reação 1= CaCO3 em pó + 3,0ml de HCl)
(Reação 2 = CaCO3 em pedaços + 3,0ml de HCl)

* II.4 (CONCENTRAÇÃO): Em um tubo de ensaio foi colocado 1,0ml de tiossulfato de sódio (Na2S2O4), 4,0ml de água e em seguida acrescentado 3,0ml da solução de ácido sulfúrico (H2SO4) (Reação 1). Já no segundo tubo de ensaio colocou-se 3,0ml de Na2S2O4, 2,0ml de água e...
tracking img