Arquitetura renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Renascentista

A arquitetura renascentista ocorre durante os séculos XIV, XV e XVI e ficou caracterizado pelo resgate dos elementos clássicos e suas ordens e uma busca pelo estiloindividual que cada arquiteto buscava desenvolver. Além disso, buscava-se a perfeição, no qual a obra pudesse ser observada de qualquer ponto do edifício e tendo a mesma percepção. Baseado em cálculosmatemáticos, mantendo a ordem a disciplina na sua construção.
A arquitetura Renascentista teve com pioneiro Filippo Brunelleschi que era um grande estudioso da arquitetura greco-romana e dasproporções.

(Imagem da vista aérea da catedral de Florença)

Sua primeira grande obra foi a construção da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, construída detijolos e em uma escala comparada com as ruínas romana. A seguir uma imagem da cúpula da catedral, em Florença.


Outro projeto de Brunelleschi foi a Capela de Pazzi, em Florença,considerado também um dos grandes projetos do arquiteto renascentista.
O arco central com a volta perfeita ligando as duas seções de colunatas simétricas, de uma forma monumental. No seu interior podemosdestacar a arquitrave interrompida que apoia as duas abóbodas de berço que suportam a cúpula hemisférica





(Imagem da fachada da igreja de Pazzi,emFlorença)




(Imagem de elementos da igreja de Pazzi)


O arquiteto ainda mantinha perfeitamente os critérios daperspectiva onde suas linhas horizontais convergem para um único ponto de fuga e as arquitraves sobre os arcos mantêm a geometria e a simetria, algo muito característico da arquitetura renascentista.As obras demonstram o principal objetivo da arquitetura renascentista de Filippo, que era racionalizar o desenho arquitetônico, baseando-se no circulo e no quadrado, onde se focava...
tracking img