Arquitetura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carlos Alberto Silva Neto – Arquitetura Organizacional - FAESA
Joint Venture
O que é
Joint venture ou empreendimento conjunto é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
Difere da sociedade comercial porque se relaciona a um único projeto cuja associação édissolvida automaticamente após o seu término.
Um modelo típico de joint venture seria a transação entre o proprietário de um terreno de excelente localização e uma empresa de construção civil, interessada em levantar um prédio sobre o local.
Não há razão para uma joint venture constituir uma companhia ou entidade legal separada.

Pra que serve
O objetivo de uma joint venture pode ser muitovariado, engloba a produção de bens, a prestação de serviços, a procura de novos mercados ou o apóio mútuo em diferentes níveis da cadeia de um produto. A joint venture se desenvolverá durante um tempo limitado, e seu objetivo será obter benefícios econômicos.
Para atingir este objetivo comum, duas ou mais empresas farão um acordo para investir neste negócio comum. Este investimento pode ser constituídode matéria prima, capital, tecnologia, canais de distribuição, vendas, conhecimento do mercado ou know-how, etc. Este tipo de aliança não implicará na perda da identidade, bem como da individualidade de cada pessoa jurídica.
Inexistem requisitos em relação à forma das empresas trabalharem conjuntamente. Ditas empresas podem assinar um contrato de colaboração, constituir uma união temporal deempresas ou uma sociedade onde ambas participam. Desde que não exista fusão ou absorção, é uma característica da joint venture que as empresas que a formam sigam sendo independentes, mantendo o compromisso a longo prazo.

Vantagens
Há muitas vantagens que levam as empresas a formar uma joint venture. Estas vantagens incluem a partilha de custos e riscos dos projetos que estariam além do alcance deuma só empresa. As joint ventures também são muito importantes naqueles negócios que precisam de grandes investimentos iniciais para iniciar um projeto que trará benefícios a longo prazo.
Para pequenas ou médias empresas, a joint venture se apresenta como uma chance de atuar de uma forma conjunta para superar barreiras, sejam elas comerciais em um novo mercado ou para competir de forma maiseficiente no mercado atual.
Esta é a razão de encontrarmos frequentemente a criação de joint ventures para chegar a mercados estrangeiros, que pedem importantes investimentos e um know-how específico para o país ao qual se tenta vender (nesta situação, normalmente um dos sócios normalmente é dono de uma empresa nacional e o outro aquele que tenta introduzir seus produtos).

Desvantagens
Podemoslistar uma série de desvantagens das joint ventures, como:
1. As outras partes da Joint Venture ganham acesso aos seus conhecimentos recursos etecnologia.
2. Joint Venture apresenta ineficiências operacionais:
a) Necessidade de mais tempo e recursos para iniciar;
b) Mais tempo e recursos para administrar;
c) Prováveis conflitos de interesses em contratos de vendas, compras, distribuição,serviços, licenças, etc.
d) Necessidade de ajustamento de culturas nacionais e de negócios das partes.
3. Maior risco de fracasso da operação.
4. Se a exigência do vendedor é a única razão para fazer a Joint Venture isto pode indicar que o mesmo não vai trazer recursos para a Joint Venture.
5. Exigência de Joint Venture pelo país hospedeiro pode significar um mau ambiente de negócios e políticasxenófobas.
6. Redução de flexibilidade das decisões.
7. Dificuldade de abertura de mercados por compromissos dos co-ventures.

STAD – Sistema de Trabalho de Alto Desempenho
O que é
Os sistemas de trabalho de alto desempenho é entendido por Nadler, Gerstein e Shaw (1994, p.102) como:
“uma arquitetura organizacional que reúne trabalho, pessoas, tecnologias e informações de modo a otimizar a...
tracking img