Arquitetura moderna no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Moderna

O Brasil do Modernismo
O país saído do Segundo Império, com o advento da República em 1889, era dominado pelas oligarquias regionais e economicamente sustentado pela monocultura cafeeira. Durante a primeira República, as rigorosas políticas monetaristas controle fiscal e de liberação econômica estavam sob a tutela do capital financeiro inglês.
Desenvolvimentista econservador ao mesmo tempo, o projeto de modernização brasileiro iniciado nos anos 30 perdurou até o final dos anos 70, quando chegou o fim do regime militar.
A arquitetura moderna brasileira seria, sem dúvida, um dos seus mais eficientes emblemas, trazida a campo exatamente no momento em que a revolução modernizadora e centralizadora agoniza em direção ao autoritarismo da ditadura Vargas (1937),modernizador também ele próprio. Inserida numa sociedade que, no intervalo de poucas décadas, teria que saltar de organização escravocrata e arcaica a Estado moderno, centralizado autoritário, a arquitetura moderna cumpriria uma função ideológica fundamental.

Ditadura na Arquitetura
A arquitetura brasileira é famosa, mas esta fama repousa sobre o trabalho de poucos arquitetos – Oscar Niemeyer, LucioCosta, Afonso Reide e um dois outros, cujos projetos foram construídos em meados do século XX.
De fato, desenvolver uma crítica da arquitetura moderna no Brasil seria impensável- pois desde o princípio, tal modernismo havia sido reconhecido como genuinamente nacional. Como Banham  afirmou em 1962, o Brasil foi o primeiro país a criar “um estilo nacional de arquitetura moderna”. A partir de 1920,o desenvolvimento do modernismo em todas as expressões artísticas brasileiras ficou ligado à busca  de um projeto nacional; qualquer crítica a este projeto era encarada como uma traição à pátria. A censura e o medo das perseguições puseram fim à crítica, e muitos arquitetos alinhados com a esquerda foram exilados (como o próprio Oscar Niemeyer) ou forçados a parar de trabalhar.

Uma dasprincipais características desta obra é a diferença nas plantas do piso térreo e do piso superior, que garante um claro efeito estético. A simplicidade de concepção e a coerência funcional correspondem à analogia entre edifício e máquina, tão característica do movimento funcionalista. Atílio Corrêa Lima, Estação de Hidroaviões, Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, 1940. Imagem:http://www.educatorium.com/images/projetos_referenciais
Brasília
Transformadora, mas ao mesmo tempo já contida no sertão, a Brasília Roseana repõe dimensões arcaicas e violentas da modernização brasileira. Essa percepção está muito próxima ao diagnóstico da situação brasileira feito por Mário Pedrosa a propósito do projeto de Lúcio Costa para o Plano Piloto de Brasília.
A característica fundamental  do projeto estánessa coordenação por escalas de uso, princípio que não responde apenas à densidade populacional, ou ao princípio abstrato da malha ortogonal, definido pela rede viária, mas ao tratamento da paisagem através do emprego daquilo que o chama de “técnicas rodoviárias e paisagísticas”.  Este tratamento consiste, por um lado em garantir uma condição de vida mais reservada no interior das superquadras,que ficariam protegidas por densas cintas de árvores em seu perímetro. E por outro, em expor como imagem  da cidade apenas sua parte Cívica.

Lucio Costa. Plano Piloto, Brasília, 1957. O partido do projeto baseou-se no cruzamento de dois eixos, "nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz. Fonte:http://www.arkitekturbo.arq.br/brasilia.gif

Imagem Aérea de Brasília. Fonte: Google Earth
Principais Obras Modernas Brasileiras
O início dos anos 30 marca ainda o conflito entre o neocolonial, estilo dominante na arquitetura brasileira da época e o Modernismo, que começava a ganhar espaço. Deve-se observar que o Estado teve papel importante no processo de afirmação do Modernismo brasileiro,...
tracking img