Arquitetura ecletica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Eclética

- Característica e História
Em arquitetura, o ecletismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica. Apesar de que sempre há existido alguma mistura de estilos durante a história da arquitetura, o termo arquitetura eclética é usado em referência aos estilos surgidos durante o século XIX que exibiam combinações deelementos que podiam vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica. Do ponto de vista técnico, a arquitetura eclética também se aproveitou dos novos avanços da engenharia do século XIX, como a que possibilitou construções com estruturas de ferro forjado.
O uso do termo como conceito é introduzido na historiografia da arte no século XVIII pelo teórico alemão JohannJoachim Winckelmann (1717 - 1768) para designar uma espécie de sincretismo consciente identificado na produção de artistas como os Carracci e seus seguidores, em atividade no norte da Itália no fim do século XVI. Seu projeto artístico caracteriza-se pela junção harmônica das excelências de seus predecessores em uma obra singular. Tendo como base as idéias de Winckelmann, o termo passa a ser utilizadosobretudo em sentido pejorativo como sinônimo de falta de personalidade e originalidade. No século XX o conceito de ecletismo perde algo da conotação negativa que o acompanha, e é usado para indicar fases ou fenômenos sincréticos em culturas de diferentes períodos ou regiões. Desde a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) tende-se a admitir o ecletismo como procedimento válido na atividade criativa.Como movimento artístico, o Ecletismo ocorre na arquitetura e na arte do século XIX.
As primeiras vanguardas desse movimento datam da terceira década do Sec. XIX com a afirmação de pulsões neo-góticas em áreas francófonas e neo-renascentistas em
Florenza.
Por volta de 1840, na França, em reação à hegemonia do estilo greco-romano os arquitetos começam a propor a retomada de outros modeloshistóricos como, por exemplo, o gótico e o românico. O principal teórico do ecletismo arquitetônico é o francês César Denis Daly (1811 - 1893), que o entende como "o uso livre do passado". Não se trata de uma atitude de simples copista, mas da habilidade de combinar as características superiores desses estilos em construções que satisfaçam a demandas da época por todo tipo de edificação. Na segundametade do século XIX, o ecletismo tem forte presença na Europa. O estilo Segundo Império ou Napoleão III, na França, é caracterizado pela realização de importantes edifícios ecléticos, como o Teatro Ópera de Paris, projetado por Charles Garnier (1825 - 1898).

Fachada Teatro Ópera de Paris .(ao lado)
Interior do Teatro Ópera de Paris .( a baixo)Outro Exemplo de Arquitetura eclética e a Igreja de Friedrichswerdwerche Kirch, de Karl Friedrich Schinkel, em Berlim. Esta igreja mistura, à maneira do ecletismo sincrético do final do século, a linguagem românica e gótica. Porém, o projeto inicial dava ao cliente a alternativa de um edifício neo-romano.

Imagem de Friedrichswerdwerche Kirch. Berlim

Na Gliptoteca de Munique, o pórtico centraljônico é ladeado por dois blocos de inspiração renascentista. Embora não se possa dizer que o arquiteto afastou-se da linguagem clássica, é certo que toma como modelo dois momentos muito distintos, o que confere a sua obra um certo hibridismo característico do Ecletismo.


Gliptoteca de Munique. Projeto: Leo von Klenze, 1816-34

Ecletismo no Brasil.

O fim do período imperial foimarcado pelo início do ecletismo, que, no Brasil, reúne elementos dotados das linhas curvas do Barroco, paredes lisas e ornamentos com o pouco dourado do rococó e colunas e arcos romanos típicos do estilo neoclássico. O eclético pode ser visto por exemplo, nos teatros municipais das cidades de Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. O emprego do ferro fundido para as estruturas de construções como...
tracking img