Arquitetura da Cidade, Aldo Rossi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

O livro “Arquitetura da cidade” constitui uma narrativa de Aldo Rossi na qual ele pretende analisar a cidade partindo da arquitetura. O autor sustenta conceitos para apreender as cidade, e seuconceito básico é o fato urbano juntamente com a teoria da cidade. Aldo Rossi argumenta que a cidade deve ser apreendida como um artefato, e que seu entorno predefine sua forma.
Aldo Rossi descreve osfatos urbanos como dependentes da cidade. Ele fala sobre o fenômeno dos fatos e desconstrói o sistema espacial das cidades, chegando à questão da tipologia das construções. Rossi trabalha o conceitode tipo e modelo, em que o “modelo é preciso e o tipo é mais ou menos vago”; a forma de viver não seria constante, apenas as estruturas estáticas o são.

Rossi critica a arquitetura do funcionalismoenquanto corrente moderna mostrando que, nessa ótica, “os fatos urbanos são um mero problema de organização não apresentam continuidade, nem individualidade, monumentos e a arquitetura não tem razãode ser” e considera esses argumentos puramente ideológicos.

Sua pesquisa teve uma forte influência do Iluminismo, o que nos direciona para os Tratadistas do urbanismo; Rossi relembra valores como osdo bairro, do quarteirão, da rua discutidos nos tratados. Essas questões o levam a afirmar “a bela cidade como boa arquitetura”, e também que os fatos urbanos são complexos, pois “é na totalidade quese constrói para si mesmo” e não na parte.
As funções são parte da análise da morfologia urbana de Rossi, mas “o que permanece no fato urbano no momento em que a função perde seu valor é o que defato, muitas vezes, constitui o fato urbano”. “As permanências podem ser consideradas elementos propulsores que ligam à totalidade, ou não fazem ligação nenhuma ao fato do sistema urbano”. Existe umaconexão que será realizada pela história e pela arte, ou seja, pelo ser e pela memória.

As zonas de estudo para o autor são pedaços recortados da cidade, remetentes ao conceito do bairro, que...
tracking img