Arquiteto e Urbanista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

A COMUNICAÇÃO ENTRE DEPARTAMENTOS

Introdução:
Em qualquer tipo de atividade que envolva a participação de muitas pessoas, a boa comunicação é fundamental; diríamos até que é fator de suma importância ao andamento que se pretende imprimir na Organização e/ou Empresa.
Em uma Organização ou Empresa, essa comunicação ocorre geralmenteentre diferentes departamentos, entre os departamentos e a direção ou entre a empresa/organização e seu público alvo.
Se esse quesito, no entanto, falha, há problema à vista. Dificilmente um setor ou departamento dentro de uma empresa ou organização tem autonomia e independência para executar todas as suas funções. Ela está sempre conectada ou em contato com os outros, trocando informações,materiais ou conhecimentos.
Caso as relações entre os departamentos sejam ineficientes ou incompletas, o funcionamento da organização como um todo fica prejudicado. Uma boa comunicação interdepartamental, feita de maneira eficaz e sistematizada, evita transtornos e percalços desnecessários.
O caso escolhido pelo Grupo 4 é “Comunicação entre os departamentos”:
No caso, pretendemos manter em foco epropor melhorias à Subprefeitura Lapa e seus diversos departamentos, cujo organograma apresentaremos mais adiante. Devemos de pronto salientar que a estrutura física dispersa dessa Subprefeitura é um dos fatores que dificultam a comunicação, a integração e o bom funcionamento da organização, objetivando seu fim precípuo que é atender a todas as demandas do território sob sua jurisdição de modo maiseficiente, eficaz, rápido e o menos dispendioso possível.
Mas, antes de abordarmos diretamente o tema por nós escolhido, vamos desenvolver alguns conceitos importantes, apresentar melhor o objeto de nosso estudo e introduzir, a quem for apresentado este trabalho, no contexto onde será produzida nossa proposta de melhoria.
Histórico: Desde o Brasil Colônia até a constituição autoritária de1967/1969 (vivíamos em plena ditadura militar), o município não possuía autonomia, era objeto de controle dos partidos no geral e dos coronéis no Nordeste, desvirtuando a finalidade nobre, para a qual foi concebido, como menor unidade administrativa dentro da federação. A nossa constituição de 1988 trouxe um fato histórico, da maior importância, conferindo ao Município, em seu Art. 30, a autonomiapolítica e jurídica para cuidar de seus próprios interesses. Contudo, essa condição ainda não foi bem assimilada pela maioria do povo brasileiro. Muitos interesses políticos, ainda hoje, não permitem o desabrochar do Município como ente criado para servir o povo.
O Município, pessoa jurídica autônoma, pujante, com diversas competências, atribuições e prestador de serviços à população, tem suaautonomia assegurada na Constituição da República para todos os assuntos, de seu interesse local pelo artigo 30 e essa autonomia encontra-se expressa em tríplice aspecto;
Político: composição eletiva do governo e edição de normas locais;
Administrativo: organização e execução próprias dos serviços públicos locais; e,
Financeiro: decretação, arrecadação e aplicação dos tributos municipais no seuterritório.
Vista dessa forma o curso da história e a formação do município em nosso País, passemos agora a conceituar o que é Prefeitura.
Prefeitura: Órgão pelo qual se manifesta o Poder Executivo do Município, e com as seguintes características;
Órgão Independente: Não hierarquizado a nenhum outro.
Órgão Composto: Porque integrado por outros órgãos inferiores.
Central: Nela se concentram todas asatribuições do executivo.
Unipessoal: Atua e decide através do único agente que é o prefeito e pela Câmara de Vereadores, como órgão legislativo.

A Composição da Prefeitura
Prefeito: É o chefe do executivo Municipal, agente político (não funcionário público), dirigente supremo da Prefeitura. No desempenho do cargo, que é investido por eleição, sujeita-se somente ao controle da Câmara e às...
tracking img