Arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia
Arquimedes ( 287 a.C. – 212 a.C.) nasceu e morreu em Siracusa, na Sicília; foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego, filho do astrónomo Fídias, de uma família respeitada pelo rei Hierão. Cedo foi estudar para Alexandria onde uma escola de matemática, havia sido fundada por Euclides. Em Alexandria fez numerosos amigos estudiosos com quem se correspondeu aolongo da vida, como por exemplo, o matemático Eratóstenes. Uma biografia de Arquimedes foi escrita por seu amigo Heráclides, mas esse trabalho foi perdido, deixando os detalhes de sua vida obscuros. É desconhecido, por exemplo, se ele se casou ou teve filhos.
Arquimedes morreu em  212 a.C. durante a Segunda Guerra Púnica, quando forças romanas sob o comando do General Marco Cláudio Marcelo capturarama cidade. De acordo com o relato dado por Plutarco, ele pode ter sido morto enquanto tentava se render a um soldado romano; Arquimedes estava carregando instrumentos matemáticos, e foi morto porque o soldado pensou que fossem itens valiosos. General Marcelo teria ficado irritado com a morte de Arquimedes, visto que o considerava uma posse científica valiosa, e tinha ordenado que ele não fosseferido.
Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para usos militar e civil, incluindo armas de cerco, a bomba de parafuso  e projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu a espiral que leva seu nome, e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
Lembremos os momentos célebres em que ele diz “dêem-me um ponto de apoio e com a minha alavanca erguerei omundo'' referindo-se aos seus estudos teóricos sobre o equilíbrio dos corpos.

A Coroa e o Ouro
Arquimedes inventou um método para determinar o volume de um objeto de forma irregular. Uma coroa tinha sido feita para o Rei Hierão II, que tinha fornecido ouro puro para ser usado, e Arquimedes foi solicitado a determinar se alguma prata tinha sido usada na confecção da coroa pelo possivelmentedesonesto ferreiro. Arquimedes tinha que resolver o problema sem danificar a coroa, de forma que ele não poderia derrete-la em um corpo de formato regular, a fim de encontrar seu volume para calcular a sua densidade. Enquanto tomava um banho, ele percebeu que o nível da água na banheira subia enquanto ele entrava, e percebeu que esse efeito poderia ser usado para determinar o volume da coroa. Paraefeitos práticos a coroa submersa deslocaria uma quantidade de água igual ao seu próprio volume. Dividindo a massa da coroa pelo volume de água deslocada, a densidade da coroa podia ser obtida. Essa densidade seria menor do que a do ouro se metais mais baratos e menos densos tivessem sido adicionados. Arquimedes teria ficado tão animado com sua descoberta que teria esquecido de se vestir e saídogritando pelas ruas "Eureka!" (em grego significando "Encontrei!"). O teste foi realizado com sucesso, provando que prata realmente tinha sido misturada.
A história da coroa de ouro não aparece de suas obras conhecidas. Arquimedes pode ter buscado uma solução que aplicasse o princípio conhecido em hidrostática como princípio de Arquimedes. Esse princípio afirma que um corpo imerso em um fluidosofre uma força de empuxo igual ao peso do fluido que ele desloca. Usando esse princípio, teria sido possível comparar a densidade da coroa de ouro à de ouro maciço equilibrando-se a coroa em uma balança de braços iguais com uma amostra de ouro, e então imergindo-se o aparato na água. Se a coroa fosse menos densa que ouro, ela deslocaria mais água, devido ao seu maior volume, e assim experimentaria...
tracking img