Natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No processo de escolha de empresas brasileiras que atuam no exterior, a Natura foi uma das empresas que mais chamou nossa atenção em especial a dois fatores: a sua estratégia diferenciada de inserção internacional e a tentativa de alinhar a cultura brasileira e a própria cultura da empresa aos mercados internacionais. A empresa, com 43 anos de existência, se inseriu em dois mercados no exteriorlentamente, com o intuito de nos primeiros anos de atuação a aprender o funcionamento desses mercados e aliar culturas de produção e vendas locais aos valores da Natura. O motivo principal que levou ao desejo de internacionalização da empresa não é novo e veio logo após a fundação em São Paulo: Alessandro Carlucci, presidente executivo da Natura, disse em entrevista a revista PIB em 2010 que opropósito da expansão internacional vai além do desejo de assegurar a Natura novas plataformas de negócio fora do país que fossem capazes de adquirir importância e valor nos próximos anos. O Brasil sempre foi considerado um mercado importante por empresas estrangeiras do setor cosmético e beleza, atraindo-as para cá.

“Todas as grandes empresas estão de olho nas oportunidades do mercado brasileiro”,diz Carlucci.
Com isso, a Natura, além de concorrer com outras empresas nacionais, estava concorrendo com empresas internacionais que contavam com expertise de estratégias e processos de vendas no mercado exterior.

4

Logo, o motivo principal de internacionalização da empresa acabou com o tempo ganhando um adendo: além de assegurar plataformas de negócio no exterior, a Natura precisavaaprender e testar continuamente seus produtos e sistemas de vendas no exterior para aprender a atuar globalmente e continuar a abastecer o mercado interno com idéias e diferentes estratégias, assim a empresa asseguraria seu crescimento no mercado interno frente a fortes concorrências internacionais. O primeiro mercado internacional onde a Natura se inseriu não poderia ter sido mais previsível: aAmérica Latina. Nesse mercado, a Natura pôde, ao longo dos anos, se inserir sem precisar de parcerias estratégicas e conseguiu uma importante fatia no mercado de cada um dos países-chave, com a venda de perfumes e cosméticos de fragrâncias e essências vindas de materiais da biodiversidade latina (principalmente a biodiversidade da floresta amazônica). Já a segunda inserção internacional da Natura podeser avaliada como mais ousada: a Europa, com o foco de atuação justamente no país onde habitam os moradores mais exigentes do mundo em relação a produtos de beleza, a França. No entanto, motivações distintas impulsionaram a empresa ao fincar terras na França: a imposição da marca aos consumidores franceses, para que fique conhecida pelos mesmos, logo fortalecendo a marca; e o desejo de aprender ase posicionar no mercado europeu, para conseguir lançar estratégias de vendas com maior resultado e para aumentar seu portfólio de experiências e torná-las objetos de impulsionamento de motivações para inserção em outros mercados, como por exemplo os Estados Unidos, onde a Natura já se encontra em processo de entrada naquele país, sempre acreditando em seu principal fator de diferenciação dasconcorrentes: produtos de beleza com materiais da biodiversidade latina.

5

Quando falamos de internacionalização de empresas brasileiras nos depararmos com grandes perspectivas de fortalecimento das empresas e aumento da competitividade dos países em um ambiente de concorrência internacional, além da oportunidade de expandir uma relação de comércio exterior e investimentos diretos no exterior. ANatura alcançou uma posição privilegiada, e hoje é considerada uma das maiores fabricantes brasileiras de cosméticos, produtos de higiene e de perfumaria, no qual a faz ser reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade dos produtos e serviços que desenvolve. Cada vez mais com foco em suas operações internacionais e com ganhos de eficiência e rentabilidade, a Natura procurou expandir...
tracking img