Sistemas de custos abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Alunos: Eloísa Cunha
Felipe Rêgo
Jamara Trigueiro
Luanna Alves
Disciplina: Administração de Custos Gerenciais
Professor: Vinicio de Souza e Almeida

Controvérsias acerca do Sistema deCustos ABC

Introdução:
Desde a época da Revolução Industrial a apuração de custos vem sendo aperfeiçoada como integrante do sistema geral de informações. Essas necessidades da administração vêm sendo influenciadas ao longo do tempo por fatores econômicos. Nos dias atuais, a realidade competitiva e um cliente exigente vieram a dar ênfase na qualidade, preço e rapidez. Essa exigênciados dias atuais introduziu novas filosofias de administração da produção, na qual está presente o custeio ABC.
Objetivos de um sistema de custos:
O sistema Tradicional de custos apresenta alguns objetivos a serem atingidos. O primeiro objetivo é responsável por fornecer relatórios auditáveis e satisfazer os princípios contábeis geralmente aceitos. O segundo objetivo deve ser atendidopor um sistema que forneça rápidas respostas e que siga o ciclo operacional do processo no qual se deseja controlar. O terceiro objetivo é o que se propõe atender por meio do Sistema de Custos ABC, que foi desenvolvido nos anos 80 por empresas norte-americanas e européias de formas independentes.
Sistema Tradicional de Custos:
O Sistema Tradicional de Custos utiliza o rateio dedois estágios para identificar os custos indiretos aos produtos que foram produzidos ou serviços prestados. O primeiro deles, os custos indiretos são distribuídos e acumulados em centros de custos e depois são realocados por meio de rateios dos centros de custos aos produtos e serviços. O segundo estágio pode apresentar uma distorção considerável, pois a alocação dos custos dos centros de custos aosprodutos e serviços é realizada em forma de rateio como direcionadores de custos.
O Sistema de Custos ABC

Os principais objetivos do Sistema de Custos ABC são obter informações mais precisas dos custos dos produtos produzidos e/ou serviços prestados, e identificar os custos relativos das atividades e as razões dessas atividades serem empreendidas. O ABC também é responsável por auxiliar aadministração da empresa no apreçamento de seus produtos e serviços e por estimular a escolha dos produtos e serviços pelos clientes por produtos e serviços padronizados
Esse sistema utiliza as atividades desenvolvidas na empresa como ligação dos custos indiretos aos objetos de custos, e seus resultados afetam o processo produtivo nas decisões que envolve as etapas de introdução de novos produtose/ou serviços, de apreçamento, de abandono de produtos e/ou serviços existentes e de identificação de oportunidades de melhoria na produtividade. Ele também apura os custos dos recursos usados nos processos de operação da empresa para produzir produtos e fornecer serviços.
Podem-se perceber duas diferenças básicas entre o Sistema ABC e o Sistema Tradicional de Custos, pois a primeira alocação doscustos indiretos é realizada para as atividades ao em vez de para os centros de custos, e a segunda alocação é estruturalmente diversa pela hierarquização relativa das atividades.
Cooper e Kaplan (1992) defenderam a proposta de que se deveria utilizar a capacidade prática de uma atividade como o denominador para o cálculo do custo unitário da atividade, ao em vez da quantidade real consumida. Esseprocedimento é utilizado com o objetivo de evitar flutuações no cálculo do custo unitário da atividade em função da variação da quantidade real processada. Com ele, o que se altera a curto prazo não é a o custo de suprir uma atividade, e sim o custo do uso da atividade.

Distorções e erros do sistema de Custos ABC
Datar e Gupta definiram três tipos de erros na apuração pelo método ABC. O...
tracking img