Aromaterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução Aromas agradáveis normalmente despertam nossos sentidos através dos O.E. o efeito é potencializado. Aromaterapia é uma arte antiga baseada na natureza, usando extrato puro de plantas de olhas, flores, frutos, raízes, sementes e cascas para cosméticos e produtos medicinais. A aromaterapia tem uma abordagem holística, pois considera o ser humano como um todo, mente, corpo e espírito. Emcontato com a pele e com o sistema olfativo tem a função de influenciar metabolismo, fortalecer o sistema de defesa do organismo, o rejuvenescimento e a regeneração do corpo humano e também de ajudar na harmonia e equilíbrio entre mente e corpo . Aromaterapia estimula 2 dos nossos principais sentidos o tato e o olfato Os óleos são absorvidos pela pele e ao se realizar a massagem, as propriedadesde cura tanto psicológicas como físicas são ativadas. Induzem ao relaxamento, aumentando a energia. História A história da aromaterapia inicia-se na mais antiga civilização antes de 1800AC Os egípcios já utilizavam essências de plantas e flores para receitas e remédios. Sendo os métodos para aplicação muito semelhantes ao que usamos hoje em dia. Egipicios- usavam infusão aromática, para preservaçãoda comida, cosméticos, cozinha e para medicina e rituais religiosos. IndianosGregos- Acreditavam que os aromas eram presentes diretos dos Deuses. Hypocrates conhecido como pai da Medicina foi o primeiro a estudar os efeitos dos óleos essenciais. Ele acredita que um banho aromático e uma massagem diária é o que promove uma boa saúde. A combinação dos conhecimentos e experiências dos Gregos e dosEgípcios ajudaram a classificar, influenciar e promover o uso de substâncias aromáticas. Romanos- aprenderam com os gregos e tornaram-se experts em banhos aromáticos seguidos de massagem com óleos aromáticos. O hedonismo e inspirações dos romanos ajudaram a tornar popular e elevar o padrão da aromaterapia. Cruzadas- Durante as cruzadas o conhecimento sobre óleos aromáticos e perfumes continuou seespalhando pelo mundo. O físico Avicenna, foi o primeiro a utilizar o processo conhecido como destilação para destilar essência da rosa. Século 15 - o médico e alquimista Paracelsus, disse que o papel da alquimia foi desenvolver medicamentos e extratos de plantas curativas. Os óleos essenciais foram utilizados na medicina tradicional.

Durante o século 16 – Peste Bulbônica – os médicos andavamnas ruas com enormes chapéus com um bico anexado. Com ervas aromáticas que purificavam o ar para respirar. Os aromas e saúde tem um forte elo com o ar perfumado, não só para perfumar mas também como antiséptico. Quando os conquistadores invadiram a América do sul , descobriram mais plantas medicinais e óleos aromáticos.. A rigidez da ciência do século XIX virou as costas para as substânciasnaturais, em favor das desenvolvidas em laboratório. Porém, atualmente a cada dia surge novas pesquisas de que os óleos essenciais são benefícios para saúde. Estudos dete sec confirmam as propriedades dos o.e. No Brasil a aromaterapia já está sendo usada em grandes hospitais. No Albert Einsten, as salas de check up são aromatizadas com óleos essenciais de efeitos relaxante o que ameniza a ansiedade dospacientes e nas salas de avaliação física, são utilizados aromas estimulantes.

O termo aromaterapia foi inventado pelo francês bioquímico, Reneé Maurice Gattefossé em 1937. Ele queimou o braço num experimento laboratorial. Ele mergulhou o braço num recepiente com líquido frio que continha óleo de lavanda e ele descobriu que aliviou a dor e a ferida foi curada espantosamente e Gatefosse resolveuestudar as propriedades das essências para o resto da vida. Ele teorizou que os óleos essenciais podem ser passados da pele para os órgãos, parte interna do corpo , porque a pele está conectada com o cérebro e com o sistema nervoso. Em 1937 ele publicou um livro sobre os efeitos dos óleos como antimicrobial e continuou o negócio produzindo óleos para usar como fragrância e cosméticos. O médico...
tracking img