Aromaterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. Aromaterapia é uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberta.
Os óleos essenciais exercem uma influência sutilna mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, equando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, em temperatura quente ou fria, em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.
Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele. Mesmo se asessências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. É preciso ter cuidado quando usando os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado.
Os óleosessenciais - principal matéria-prima da Aromaterapia - são freqüentemente usados por: aromaterapeutas, agentes de saúde, enfermeiras, esteticistas, fitoterapeutas, massoterapeutas, perfumistas, psicólogos, terapeutas naturistas,... Em cada uma dessas ocupações, os óleos essenciais são usados de diferentes maneiras e para diferentes propósitos.
A Aromaterapia pode incorporar as ações farmacológicas,psicoterapêuticas e metafísicas dos óleos essenciais. Acreditamos que, quanto mais pesquisas sob os mais diversos aspectos da Aromaterapia, maiores as probabilidades de ocorrer uma integração dos mais variados aspectos da Aromaterapia.
1. A popularidade da Aromaterapia
Há pouco mais de vinte anos, muitas pessoas fora da França não tinham ouvido falar sobre Aromaterapia, embora o uso deóleos essenciais para a cura seja conhecido há mais de cinco mil anos. Freqüentemente, falamos o quanto a Aromaterapia é antiga e, de fato, ela tem origens bem remotas. Entretanto, é surpreendente notar que o primeiro livro sobre Aromaterapia, "Aromatherapie", foi escrito em 1937 por Gattefosse e traduzido em inglês somente em 1993.
Não havia livros de Aromaterapia publicados em língua inglesa até"The art of Aromatherapy", escrito por Robert Tisserand, publicado em 1977. Nos 40 anos que se seguiram após a publicação de Gattefosse, somente quatro livros sobre o assunto foram publicados. Contudo, na Inglaterra, mais de quarenta livros sobre
Aromaterapia foram publicados de 1977 a 1988. O interesse pela Aromaterapia talvez tenha surpreendido até mesmo os próprios aromaterapeutas. Asrazões do ressurgimento das terapias tradicionais, dentre elas a Aromaterapia, são muitas. Acreditamos que seja porque a Aromaterapia atua num nível holístico, enfocando corpo, mente e espírito.
Freqüentemente, o principal benefício de um tratamento com Aromaterapia vem dos aromas prazerosos dos óleos essenciais, que tem predominantemente um efeito psicológico. Os óleos essenciais sãogeralmente administrados em massagens, em nebulizadores ou adicionados em banhos. Usados dessa forma os óleos essenciais acrescentam um senso de luxúria ao tratamento e um efeito relaxante.
Muitas pessoas vêem a Aromaterapia como "poções mágicas". Não podemos "cobrir" pessoas com óleos essenciais e esperar que melhorem da noite para o dia. Há muito mais na Aromaterapia além dos óleos essenciais...
tracking img