Aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toda cidade é uma espécie de comunidade, e todas as comunidades formam-se tendo em vista a obtenção de algum bem comum. A maior das comunidades e que integre várias outras tem o nome de cidade e é a comunidade política.
Muitos pensam que as qualidades dos diferentes líderes das comunidades são as mesmas, diferindo apenas no número de pessoas por ele comandadas. Mas, isso não é verdade, visto quepossuem qualidades diferentes, adequadas à necessidade do momento e de suas próprias capacidades.
As primeiras uniões entre pessoas ocorreram por conta de uma necessidade mútua de pessoas que não poderiam existir sem o outro – como a mulher e o homem, por exemplo – e isso ocorreu em virtude não de uma escolha dessas partes, mas por uma necessidade, um instinto de procriar.
A primeiracomunidade de várias famílias para satisfação de mais que as simples necessidades das mesmas constitui um povoado. A mais comum das formas de povoado é, geralmente, onde as pessoas possuem vínculo para satisfazer necessidades alimentares. Assim, quem possuir maiores condições de prover coisas para o povoado – alimentação, por exemplo – torna-se o rei, e é por esse motivo que muitas cidades inicialmenteforma governadas por reis. Quanto à comunidade constituída de muitos povoados, chama-se de cidade definitiva, que, além de existir para prover sobrevivência aos seus indivíduos, passa a existir para lhes proporcionar uma vida melhor.
A cidade é uma criação natural, e o homem é, naturalmente, um animal social, assim, se um homem não fizer parte de nenhuma sociedade – por escolha e não por incidente– este é desprezível ou está acima da humanidade. Além disso, apenas o homem – em comparação com outros animais – tem o sentimento de bem e mal, do justo e injusto e de outras qualidades morais, e é a comunidade de seres com tal sentimento que constitui família e a sociedade.
Existe em todos os indivíduos da espécie humana um impulso natural por participar de uma espécie de comunidade, sendo que, ohomem, quando perfeito, é o melhor dos animais, porém, se afastado da lei e da justiça, torna-se o pior deles, pois a injustiça é perniciosa quando armada e o homem surgiu dotado de várias delas. Suas principais armas são a inteligência e o talento, que podem ser usadas tanto para o bem como para o mal.
Chefe de família. A função deste desmembra-se em partes correspondentes aos elementos dosquais a família se compõe, e a família, é composta de escravos e pessoas livres. Quanto à relação entre os escravos e senhores, estudiosos opinam que a autoridade do senhor é uma ciência, e outros afirmam que a dominação do senhor sobre os escravos é contrária à natureza, sendo que a distinção entre o escravo e pessoa livre é feita somente por leis, e não pela natureza, e que por ser baseada na forçatal distinção é injusta.
Os bens são um elemento que constitui a família, e a arte de enriquecer é parte do chefe de família. Assim, ele deve possuir bens, sendo que estes são um instrumento para assegurar a vida - a riqueza, por exemplo - é um conjunto de tais instrumentos, o escravo é um bem vivo, e cada auxiliar, é também um instrumento, que aciona aos outros. Os instrumentos citados sãoinstrumentos de produção, e os bens são um instrumento de ação. Por exemplo, o escravo é um auxiliar em relação aos instrumentos de ação e, se para o escravo o senhor não lhe pertence, o contrário é inteiramente válido.
Seria conveniente ou justo para alguém ser um escravo ou toda escravidão é antinatural? Mandar e obedecer são condições inevitáveis e também convenientes. Alguns seres nascem paramandar ou serem mandados, e existem muitos tipos de mandados e mandantes. Assim, a autoridade é melhor quando exercida sobre súditos melhores, sendo que mandar em um ser humano é melhor do que mandar em um animal selvagem, e também onde um homem dá as ordens e outro obedece pode-se citar que houve uma obra. Em todas as coisas, sempre haverá alguém que manda e outrem que obedece, e isso é presente...
tracking img