Narcisismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NARCISISMO

O termo narcisismo provém da Mitologia Grega, que narra a história de Narciso, um jovem muito bonito que desprezou o amor da ninfa Eco e por isso foi condenado a apaixonar-se por suaprópria imagem espelhada na água. Este amor impossível levou Narciso à morte, afogado em seu reflexo. O narcisismo, portanto, retrata a tendência do indivíduo de alimentar uma paixão por si mesmo.Segundo Freud, isso acontece com todos até um certo ponto, a partir do qual deixa de ser saudável e se torna doentio, conforme os parâmetros psicológicos e psiquiátricos.
Este termo, como tantos outrosemigrados do campo psíquico, tornou-se vulgarmente usado para indicar alguém vaidoso ou egoísta. No caso de se referir a uma esfera social, pode significar ‘elitismo’. O primeiro autor a se valer do mitode Narciso foi Havelock Ellis, em 1898, na tentativa de explicar o comportamento feminino diante do espelho. Em 1899, Paul Näcke inseriu esta palavra na esfera psiquiátrica para introduzir um novotipo de perversão – o amor pela própria imagem. Sigmund Freud já utilizava esta concepção mesmo antes de citá-la em sua obra Sobre o Narcisismo: uma introdução, na qual realiza um estudo mais profundosobre a ligação deste mito com a Psicanálise. Este pensador colaborou, com suas pesquisas sobre este assunto, para mutações expressivas na teoria psicanalítica que aborda o todo do processo mental, ouseja, na metapsicologia.
Segundo Freud, os narcisistas incidem sobre si mesmos a escolha do objeto sexual, projetando sobre seus parceiros características que são próprias de sua personalidade,buscando neles pontos que coincidam com sua forma de ser, para que possam amar estas pessoas como foram amados por suas mães. Em outra obra, Caso Schreber, Freud define o narcisismo como um processoinserido entre o auto-erotismo e o amor direcionado para um objeto externo. Em outros estudos, o pai da Psicanálise mostra o mecanismo narcísico como um encolhimento da libido ao âmbito do ego e...
tracking img